

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
A Cidade do México recebeu, entre 7 e 9 de julho, o E-Tech Evolving Education Summit & Expo , um dos maiores eventos de tecnologias educacionais da América Latina. O encontro é conhecido por impulsionar ideias, projetos, parcerias e negócios entre os maiores especialistas, edtechs e instituições de ensino superior (IES) da região.
Em 2022, o evento teve como lema “Regenerar para construir a educação do futuro”. Nesse sentido, os debates trataram de temas como a transformação digital e tecnologias emergentes; inclusão digital; educação socioemocional ; inovação e educação disruptiva; e-learning; ensino híbrido ; e políticas públicas na área da educação.
O ensino híbrido foi um dos principais destaques desta edição. Afinal, o objetivo do E-Tech Envolving Education é acelerar a construção de modelos de ensino e aprendizagem adaptados ao presente e ao futuro do setor educacional – e a modalidade que mescla o melhor do presencial com o melhor da educação a distância (EAD) saiu fortalecida da pandemia.
“A maioria das instituições de ensino latinoamericanas caminham no sentido de avançar em seu processo de transformação digital e consolidar o ensino híbrido mediante a utilização de tecnologias emergentes que o mercado vem lançando”, afirma o consultor afiliado da +A Educação na América Latina, Hector Escobar.
Segundo Escobar, que estava presente no evento, as IES da região estão apostando, principalmente, em plataformas de conteúdo, bibliotecas virtuais , sistemas de avaliação online , experiências imersivas , internet das coisas, blockchain e laboratórios virtuais para montar suas estratégias de aprendizagem híbrida.
Uma das palestras, por exemplo, abordou as possibilidades revolucionárias dos laboratórios virtuais. Essas plataformas possibilitam que alunos acompanhem e realizem experimentos em áreas como saúde e engenharia em casa. Sem os riscos e custos elevados dos laboratórios físicos, os laboratórios virtuais simulam experimentos com precisão nas operações e medidas, preparando os alunos para a prática da profissão.
O E-Tech Evolving Education Summit & Expo também ficou marcado por novos negócios e parceria s. Afinal, mais de 5 mil pessoas participaram do evento, que, além das palestras e debates, contou com uma área de exposições.
A Plataforma A esteve representada no evento pelo braço de laboratórios virtuais, Algetec , empresa que possui o maior acervo global de práticas virtuais para a educação. E ainda firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey. A IES mexicana é célebre por seu pioneirismo na aplicação de tecnologias educacionais. Para se ter uma ideia, em 1989, foi a primeira universidade da América Latina a se conectar à internet.
A parceria com Tec de Monterrey prevê a realização de um estudo detalhado sobre o uso de laboratórios virtuais no ensino superior. Além de medir o impacto dessas plataformas no processo de ensino e aprendizagem, o objetivo é desenvolver novos laboratórios a partir da criação de materiais pedagógicos inovadores, com apoio dos docentes da instituição e do público externo interessado.
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE