O papel dos eventos profissionais na pós-graduação EaD

Luiz Eduardo Kochhann • 28 de setembro de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Ao ingressar em uma pós-graduação EaD lato sensu, a maioria dos alunos está em busca de qualificação profissional . Além de acessar conteúdo de qualidade e atualizado da sua área de atuação, querem criar novas conexões no mercado de trabalho.

    Ofertar serviços que desenvolvam o networking é, portanto, um dos principais desafios das instituições de ensino superior (IES). Especialmente na educação a distância (EaD) , onde evitar o isolamento do estudante sempre foi uma preocupação.

    Segundo a especialista de produto da Plataforma A , Fernanda Alencastro, cada vez mais as IES relatam a necessidade de adicionar “uma camada de interação” entre estudantes, professores e profissionais da área nos seus cursos.

    “Parte desse trabalho passa por trazer elementos da presencialidade para o mundo virtual”, afirma Alencastro. “O objetivo é desenvolver uma sensação de pertencimento e construir pontes com o mercado de trabalho”, completa.

    Eventos integrados à metodologia do curso

    Em pós-graduações EaD, essa lacuna pode ser preenchida por uma série de eventos integrados à metodologia do curso. Enquanto fomentam o networking , os eventos têm a missão de atualizar o aluno sobre aspectos relevantes do mercado de trabalho.

    As temáticas podem variar conforme o curso. Mas, no século 21, assuntos como transformação digital , liderança e desenvolvimento de soft skills contemplam necessidades da vida profissional em qualquer setor.

    Cursos licenciados pela Sagah , por exemplo, contam com duas iniciativas desse tipo: o Sagah Live e o Sagah Talks. O primeiro tem um caráter mensal e traz uma palestra com personagens renomados da área em questão.

    Mais robusto, o Sagah Talks fecha cada semestre com três dias dedicados a realização de painéis temáticos. Participam alunos e professores de pós-graduação de todo o país. Um momento ainda é reservado ao envolvimento do corpo administrativo das IES.

    “Trazer webconferências e lives sobre temáticas atuais é um grande diferencial em cursos de pós-graduação EaD ”, garante a coordenadora de pós-graduação lato sensu da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Zaida Cristiane dos Reis.

    Mais serviços de carreira

    Segundo o estudo Panorama da Pós-graduação, seis das sete necessidades que levam um estudante a fazer pós-graduação estão diretamente ligados à carreira. Entre eles, conseguir um emprego e mudar de área.

    Como explicou o diretor de produtos e negócios da Plataforma A, Ricardo Ponsirenas, em artigo publicado no Desafios da Educação , as instituições de ensino devem integrar os serviços de carreira ao dia a dia do curso.

    Além de realizar eventos e palestras, as iniciativas nesse sentido vão desde parcerias com empresas da região até a oferta de consultorias dedicadas à carreira do estudante . Outra tendência é o modelo de certificação intermediária, que ratifica conquistas do aluno na pós-graduação e agiliza sua evolução profissional.

    “É preciso criar oportunidades e ferramentas que vão permear o programa acadêmico. De modo que cada etapa do curso faça sentido para o aluno do ponto de vista do seu objetivo: a conquista dos seus objetivos profissionais”, escreveu Ponsirenas.

    Por Luiz Eduardo Kochhann

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado