Criando experiências de aprendizagem com ensino baseado em projetos

Redação • 9 de outubro de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Estudar por meio de práticas utilizadas no dia a dia proporcionam um conhecimento sólido e envolvente aos estudantes. E é sobre isso que tratam o editor-chefe do Buck Institute for Education (BIE), John Larmer, e a professora emérita nacional do PBLWorks do BIE, Susie Boss, no e-book Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes.

    O exemplar foi lançado originalmente em 2018 na língua inglesa com o título “Project Based Teaching: How to Create Rigorous and Engaging Learning Experiences” e traduzido este ano para o português pelo Grupo +A Educação, com versão impressa prevista para 2024 e selo Penso.

    A publicação busca levar aos docentes as estratégias para uma instrução de alta qualidade, com padrão-ouro da aprendizagem baseada em projetos (ABP ou PBL, na sigla em inglês), trazendo percepções e sugestões de diversos educadores reconhecidos.

    Livro mostra como docentes podem chegar a resultados satisfatórios através de ensino baseado em projetos.

    Livro mostra como docentes podem chegar a resultados satisfatórios através de ensino baseado em projetos. Crédito: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens

    Aprendizagem baseada em projetos

    De acordo com a obra, o ensino baseado em projetos visa entregar ao aluno uma aula dinâmica, propondo resoluções ao invés de uma exposição passiva. Ou seja, o discente aprende fazendo, e é isso que os docentes convidados a colaborar exemplificam durante os capítulos, expondo as suas implementações dentro das salas de aula.

    O método é um antigo aliado dos lecionadores, com o primeiro uso do termo datado em 1918. Nele, os estudantes se desenvolvem averiguando questões da vida real, mas com a elaboração das respostas voltadas a um grande projeto.

    As tarefas são complexas e estruturadas, permeando objetivos e uma trilha de aprendizagem definida desde o início. É um mecanismo multidisciplinar e extenso. Larmer e Boss explicam um pouco dessa metodologia no podcast do PBLWorks, também disponível para tradução no site da instituição:


    Leia mais:


    Os critérios para uma ABP de alta qualidade

    A publicação “Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes” apresenta um modelo de ABP considerado de excelência por seus escritores e colaboradores, listando logo no início como a obra reflete esse tipo de conhecimento. Confira:

    Desafio intelectual e desempenho

    Os estudantes aprendem profundamente, pensam criticamente e buscam a excelência.

    Autenticidade

    Os alunos trabalham em projetos que são significativos e relevantes para a sua cultura, suas vidas e seu futuro.

    Produto público

    A solução dos discentes é apresentada, discutida e criticada publicamente.

    Colaboração

    Os alunos cooperam uns com os outros pessoalmente ou tele presencialmente e/ou recebem orientação de mentores e especialistas adultos.

    Gerenciamento de projetos

    Os estudantes usam um processo de gerenciamento de tarefas que lhes permite prosseguir efetivamente do início à conclusão do plano.

    Reflexão

    O aluno pensa sobre o que desenvolveu e praticou ao longo do exercício.

    Ferramentas tecnológicas

    Para cursos da modalidade de educação a distância (EaD), o e-book ainda dispõe de opções virtuais de auxílio para os professores, como apresenta Tom Neville, educador de História dos anos finais do ensino fundamental.

    A filosofia do lecionador para aderir a tecnologia ao ensino baseado em projetos é simples. “Não se trata da modernização ou de qualquer aparato em particular, mas de utilizar na hora e lugar certos”, diz Neville.

    Editora: Penso

    Ano: 2023

    Páginas: 230

    Preço: R$84,00


    Leia mais:

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado