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Os espaços externos da escola – jardins, pátios, quintais – são indispensáveis como ambientes de aprendizagem na educação infantil. Brincadeiras e outras atividades ao ar livre promovem integração, ampliam as experiências positivas, permitem que as crianças investiguem e transformem os espaços e os objetos ao seu redor, diminui sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção associado à hiperatividade – entre outros benefícios.
As informações são confirmadas pelas professoras Maria da Graça Souza Horn e Maria Carmen Silveira Barbosa, renomadas especialistas em educação infantil, em seu livro recém-lançado Abrindo as Portas da Escola Infantil – Viver e Aprender nos Espaços Externos (Penso, 2021) – disponível na versão impressa e e-book.
Ideal para estudantes de pedagogia, professores, gestores de escolas e formuladores de políticas educacionais, a obra reúne metodologias que propõem a aprendizagem além dos limites da sala de aula. Segundo as autoras, é preciso (e possível) desenvolver uma educação mais saudável e consciente através de pátios e jardins.
A natureza é um lugar mágico por fomentar a criatividade – e um guia fundamental do desenvolvimento infantil. Pesquisadores têm demonstrado, por meio de estudos, que o contato com o meio ambiente tem relevante papel na cognição, na capacidade de resolver problemas e no pensamento crítico, por exemplo.
Por outro lado, muitas crianças sofrem com o que já foi chamado de “ déficit de natureza ”. A falta de contato com ambientes ao ar livre pode provocar ou agravar problemas de saúde como obesidade, hiperatividade, déficit de atenção e dificuldades motoras.
Para evitar esse cenário, Horn e Barbosa orientam os leitores com ações e métodos voltados para o desenvolvimento pleno da criança em um ambiente natural. Os relatos da obra contemplam experiências em escolas no Brasil e no mundo, em países como Noruega e Dinamarca – referência quando o assunto é educação além da sala de aula.
As organizadoras do novo livro também sugerem dicas de como criar um jardim do aprendizado . Em cada parte do processo de organização, elas apontam 10 tópicos importantes, auxiliando no método de elaboração do espaço. São eles:
Cada item é importante para estimular a curiosidade e o desenvolvimento intelectual. É participando de atividades socioculturais que os humanos fazem as primeiras trocas e se transformam.
Cabe lembrar: a aprendizagem não é um processo vertical, senão um diálogo imersivo entre o cultural e o natural, o social e o pessoal, o velho e o novo, o corpo e o ambiente. É atravessando a linha do tempo da pedagogia, contando relatos, ensinando caminhos que Abrindo as Portas da Escola Infantil traz ao jardim da infância a importância de se fazer jus ao seu nome.
Por Redação Pátio
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