As melhores IES privadas do Brasil, segundo o Inep

Redação • 26 de abril de 2024

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Foram divulgados, no início de abril, os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) , um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. O levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) traz dados relativos ao ano de 2022.   

    Para avaliar faculdades , centros universitários e universidades , o IGC leva em conta, entre outros quesitos, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As notas vão de 1 a 5.  

    O último levantamento inclui 1.998 instituições de ensino superior (IES). Desse total, 27,7% (554) ficaram entre as faixas 4 e 5 do indicador. A grande maioria – 60,3%, ou um total de 1.204 obteve nota 3, enquanto 11,7% (234) receberam 2. Apenas seis instituições (0,3%) foram classificadas com o conceito mais baixo. Confira o gráfico abaixo:

    Fonte: Inep.

    Nenhuma IES que oferece cursos de mestrado ou doutorado recebeu nota 1, enquanto as que contam com mais programas dessa natureza se concentram nas faixas superiores. Para o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira, isso mostra que “a pós-graduação leva a uma maturidade institucional relevante, que reverbera na graduação”.  

    Entre as IES privadas com fins lucrativos, que representam 53% (1.503) das avaliadas, aumentou de 183 para 215 o número de instituições com IGC igual a 4 ou 5 no período que vai de 2018 a 2022. E, de todas as 1.998 participantes, apenas 58 (2,9%) obtiveram o conceito máximo. Destas, 32 são privadas  

    Confira, abaixo, quais são as 32 IES privadas que atingiram o conceito máximo no IGC:  

    • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (RS)  
    • Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV (SP)  
    • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (SP)  
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (RJ)  
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (SP)  
    • Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia – Faje (MG)  
    • Faculdade de Direito de Vitória – FDV (ES)  
    • Faculdades EST (RS)  
    • Faculdade FIA de Administração e Negócios (SP)  
    • Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap (AP)  
    • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Ebape (RJ)  
    • Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim (ES)  
    • Escola de Direito do Rio de Janeiro – FGV Direito Rio (RJ)  
    • Escola de Direito de São Paulo – FGV Direito SP (SP)  
    • Escola de Economia de São Paulo – FGV EESP (SP)  
    • Faculdade São Leopoldo Mandic (SP)  
    • Fucape Business School – Fucape (ES)  
    • Escola Brasileira de Economia e Finanças – FGV EPGE (RJ)  
    • Faculdade Unida de Vitória (ES)  
    • Cesuca – Centro Universitário (RS)  
    • Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (RS)  
    • Escola de Ciências Sociais – FGV CPDOC (RJ)  
    • Fundação Pedro Leopoldo – FPL (MG)  
    • Faculdade de Balsas – Unibalsas (MA)  
    • Faculdade Multivix São Mateus (ES)  
    • Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio – Inapós (MG)  
    • Faculdade Cesgranrio (RJ)  
    • Faculdade de Ciências da Saúde Edufor (MA)  
    • Faculdade Sebrae (SP)  
    • Escola de Relações Internacionais – FGV RI (SP)  
    • Instituto de Desenvolvimento Tecnológico – FGV IDT (RJ)  
    • Franklin Covey Business School (SP)  

    Outros indicadores  

    O Inep também divulgou os resultados de outros dois indicadores de qualidade do ensino superior relativos a 2022: o Conceito Preliminar de Curso ( CPC)  e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).  

    O primeiro combina aspectos como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Entre os 8.934 cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% (3.208) ficaram entre as faixas 4 e 5 do indicador; 54,4% (4.861) obtiveram notas médias (3); 9,5% (848) receberam 2 e 0,2% (17), apenas 1.  

    Já o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso, considerando os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quando esses mesmos alunos ingressaram na educação superior. Em uma amostra de 7.569 cursos, as IES públicas federais e estaduais, bem como as comunitárias, têm mais de 30% nas faixas superiores do IDD (4 e 5). Confira aqui todos os resultados.  

    *Com informações do Inep e da Agência Brasil  

    Leia mais:      

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    imagem

    Conteúdo Relacionado

    Share by: