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Mitchel Resnick é diretor do Lifelong Kindergarten, um grupo de pesquisa do Laboratório de Mídia, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O professor norte-americano, de 66 anos, coordena uma equipe responsável por desenvolver tecnologias e atividades que promovem experiências de aprendizagem criativa para crianças.
Por lá, foram criados os kits de robótica da LEGO, além do Scratch , uma linguagem de programação que insere os jovens no universo dos códigos. Resnick é um obstinado defensor do ensino de programação para todos os indivíduos, pois a atividade estimula o trabalho colaborativo, a organização do pensamento e a criatividade.
Mas sua grande paixão é o jardim de infância, como já mostramos em uma matéria do Desafios da Educação. Para ele, a abordagem de ensino criada pelo alemão Friederich Froebel , em 1837, é a ideal para atender as necessidades do século 21. Por isso, advoga que suas bases sejam adotadas em qualquer etapa, incluindo o ensino superior.
Em 2020, inclusive, Resnick lançou, no Brasil, o livro Jardim de Infância para a Vida Toda (do original, Lifelong Kindergarten ). Através de histórias e lições dos projetos do Laboratório de Mídia do MIT, a obra, publicada pelo selo Penso, aponta quatro princípios orientadores da aprendizagem criativa: projetos, paixão, pares e pensar brincando.
Mitchel Resnick, professor e diretor do Lifelong Kindergarten. Créditos: The Clubhouse Network.
“Sempre fui fascinado pelo modo como as crianças pequenas aprendem e se relacionam”, afirma Resnick em entrevista concedida site Nova Escola , em 2014. “Nessa fase, elas passam muito tempo trabalhando em colaboração umas com as outras: constroem com blocos, pintam e desenham, aprendendo a transformar uma ideia em projeto”, completa.
Ou seja, na visão de Resnick, tanto as escolas como as universidades têm muito a aprender com o jardim de infância. O primeiro passo envolve deixar para trás o modelo educacional baseado na transmissão de conhecimento para caminhar em direção a um modelo interativo, focado em metodologias ativas de aprendizagem.
Em “Jardim de Infância para a Vida Toda”, o autor ressalta que o trabalho com projetos desenvolvidos em equipe é a melhor maneira de cultivar a criatividade dos estudantes. Com a curricularização da extensão prestes a entrar em vigor, as IES têm uma oportunidade para colocar atividades mão na massa em prática, incluindo os projetos integradores nos currículos.
Em um mundo em constante transformação e onde as habilidades socioemocionais são cada vez mais valorizadas, Resnick prega que as escolas e universidades mantenham o espírito do “aprender criando”. Só assim será possível formar alunos e cidadãos capazes de identificar problemas relevantes e apresentar soluções inovadoras.
Por Redação
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