Plataforma A reforça solução de conteúdo com imersividade, avaliações e projetos

Redação • 23 de março de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    A Plataforma A , a vertical de soluções digitais da +A Educação, já reúne um portfólio de soluções educacionais tecnológicas que integram conteúdo, tecnologias e consultorias.

    A novidade da Edtech, para atender as necessidades da sua Instituição de Ensino Superior, é uma ferramenta integrada para construção das trilhas de aprendizagem, acompanhamento de avaliações, TCCs e estágios.

    A solução garante uma experiência completa para estudantes e mais facilidade na rotina de instituições de ensino superior (IES) e professores.

    “São mais camadas de engajamento do aluno e ao mesmo tempo, atendemos aos itens avaliativos do Ministério da Educação (MEC), às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) dos cursos, geramos autonomia para os professores e conectamos as IES e suas comunidades ”, resume a especialista de produto da Plataforma A, Fernanda Alencastro.

    Vantagens de ponta a ponta

    Segundo a gerente acadêmica de EAD da Plataforma A, Daiana Garibaldi Rocha, a solução respeita a autonomia universitária e amplia as possibilidades de atuação docente. Afinal, tudo que engloba o plano é personalizável.

    Isso significa que todo o conteúdo pode ser adequado ao perfil e à realidade dos alunos. Dessa maneira, ao realizar a curadoria dos materiais e montar uma trilha de aprendizagem condizente com sua disciplina, o professor também consegue aproximar a teoria da prática e levar o aluno para mais perto do mercado de trabalho. O resultado é mais engajamento, aprendizagem e empregabilidade.

    Além disso, o professor sai ganhando com a otimização da sua rotina. Ele não precisa se preocupar com a correção das provas e orienta alunos e turmas no desenvolvimento de projetos em uma plataforma única. Já para as IES, é a garantia de atender aos itens avaliativos do MEC , como autonomia docente e uso da tecnologia e inovação na educação.

    “Todo esse ecossistema com conteúdo de qualidade embarcado em tecnologias de ponta é o que possibilita aos docentes e instituições de ensino aplicar metodologias de ensino cada vez mais instigadoras, tornando a aprendizagem digital do aluno mais prazerosa e significativa”, completa Rocha.

    Uma solução integrada

    Unidades de Aprendizagem, experiências imersivas, avaliação online e gestão de projetos acadêmicos – TCC e estágios.

    Unidades de aprendizagem

    As mais de 20 mil unidades de aprendizagem oferecem conteúdo baseado em metodologias ativas e nas DCN’s de 77 cursos de graduação, atendendo a mais de 1 mil disciplinas.

    Para contemplar todos os espectros da aprendizagem, são utilizados materiais em diferentes formatos, como infográficos e vídeos explicativos. Além de exemplos de aplicação prática do conteúdo e links externos que incentivam o aluno a pesquisar mais sobre o assunto da aula.

    Imersividade

    Os materiais didáticos das aulas são reforçados com uma série de experiências imersivas. Entram nessa conta, por exemplo, recursos de realidade aumentada (RA) e vídeos 360° em realidade virtual (RV).

    O papel da tecnologia, nesse caso, é garantir o engajamento e a aprendizagem dos alunos, evitando a evasão e cumprindo itens regulatórios do MEC relativos à inovação em sala de aula.

    Avaliações online

    Dentro da plataforma, o professor consegue montar provas em um sistema de avaliação seguro, com um banco de mais de 120 mil questões construídas a partir do padrão do Enade e com base nas DCN´s dos cursos.

    Inclui todas as edições do Enade e da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) , além de concursos públicos. O docente pode inserir suas próprias questões e não precisa se preocupar com a correção, que é automatizada, facilitando sua rotina e otimizando seu tempo.

    Projetos acadêmicos

    O módulo de projetos acadêmicos combina uma ferramenta robusta e uma metodologia moderna, ajudando a cumprir a IES curricularização da extensão.

    Em um site, a comunidade, empresas, organizações não governamentais (ONGs) e entidades públicas cadastram desafios reais para serem resolvidos pelos alunos.

    Além de conectar a academia ao mundo real, o estudante entra em contato com o dia a dia da profissão durante o desenvolvimento dos projetos, saindo mais preparado para o mercado de trabalho. A plataforma também recebe projetos de estágios, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCC).

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado