

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Livro recém-lançado traz mini-histórias que aumentam o potencial da admirada pedagogia de Reggio Emilia. Crédito: Reggio Children.
A abordagem pedagógica italiana conhecida por sua origem em Reggio Emilia tem atributos e elementos singulares. Entre os destaques está a valorização estética do ambiente de aprendizagem , que oferece a crianças e jovens diferentes possibilidades de interação com os recursos educacionais.
O pensamento pedagógico da abordagem criada pelo italiano Loris Malaguzzi faz amplo uso de metáforas. Uma delas é a metáfora das cem linguagens das crianças – os pequenos são encorajados a explorar seu ambiente e se expressar através das suas várias linguagens, o que consequentemente é um convite para a escola pensar a complexidade em que se dá a construção do conhecimento.
Com o intuito de divulgar ainda mais essa corrente pedagógica, a editora Penso em parceria com a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) lançou em 2020 o livro “ As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia “.
As mini-histórias reunidas no novo livro revelam como uma educação interativa possibilita às crianças a participação ativa no próprio aprendizado . Elas mostram também como os professores podem provocar os pequenos nesse processo, construindo experiências significativas com tempo, espaço e materiais aparentemente simples, mas envolventes.
As mini-histórias incluem casos cotidianos, sequências de ações que ajudam a perceber a complexidade de um contexto rico em atenção e relações. Entre os títulos da obra estão A Nave Espacial, Aprendendo Juntos, Francesco e o Tubo de Papel, O Gato e a Chuva, Encontros entre Crianças e Árvores, entre tantas outras.
As histórias revelam o papel do adulto no desenvolvimento infantil . Muitos professores esperam por resultados positivos que frequentemente acabam superados pela grande capacidade criativa das crianças. É possível se surpreender com a intensidade das relações, criações e transformações produzidas pela imaginação delas, as crianças.
Aparecida de Fátima Bosco Benevenuto, revisora do livro “ As cem linguagens em mini-histórias “, conta que as pequenas narrativas incentivam os educadores a pensarem em contextos possíveis , que manifestem as inteligências das crianças e promovam verdadeiras experiências.
“Ler, revisitar, refletir, escrever, apreciar e revisitar as experiências de Reggio contribuiu para continuarmos acreditando na escola como espaço de possibilidades de relações e de direitos”, diz Benevenuto.
Autores : Educadores da Reggio Children e de Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia
Editora : Selo Penso, Grupo A Educação.
Ano : 2020
N° de páginas : 120
Preço médio : R$ 58,50
Por Danielly Oliveira
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE