Reggio Emilia: as cem linguagens das crianças, agora em mini-histórias

Danielly Oliveira • 4 de dezembro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Livro recém-lançado traz mini-histórias que aumentam o potencial da admirada pedagogia de Reggio Emilia. Crédito: Reggio Children.

    A abordagem pedagógica italiana conhecida por sua origem em Reggio Emilia  tem atributos e elementos singulares. Entre os destaques está a valorização estética do ambiente de aprendizagem , que oferece a crianças e jovens diferentes possibilidades de interação com os recursos educacionais.

    O pensamento pedagógico da abordagem criada pelo italiano Loris Malaguzzi faz amplo uso de metáforas. Uma delas é a metáfora das  cem linguagens das crianças – os pequenos são encorajados a explorar seu ambiente e se expressar através das suas várias linguagens, o que consequentemente é um convite para a escola pensar a complexidade em que se dá a construção do conhecimento.

    Com o intuito de divulgar ainda mais essa corrente pedagógica, a editora Penso em parceria com a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) lançou em 2020 o livro As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia “.

    As mini-histórias

    As mini-histórias reunidas no novo livro revelam como uma educação interativa possibilita às crianças a participação ativa no próprio aprendizado . Elas mostram também como os professores podem provocar os pequenos nesse processo, construindo experiências significativas com tempo, espaço e materiais aparentemente simples, mas envolventes.

    As mini-histórias incluem casos cotidianos, sequências de ações que ajudam a perceber a complexidade de um contexto rico em atenção e relações. Entre os títulos da obra estão A Nave Espacial, Aprendendo Juntos, Francesco e o Tubo de Papel, O Gato e a Chuva, Encontros entre Crianças e Árvores, entre tantas outras.

    As histórias revelam o papel do adulto no desenvolvimento infantil . Muitos professores esperam por resultados positivos que frequentemente acabam superados pela grande capacidade criativa das crianças. É possível se surpreender com a intensidade das relações, criações e transformações produzidas pela imaginação delas, as crianças.

    Aparecida de Fátima Bosco Benevenuto, revisora do livro “ As cem linguagens em mini-histórias “, conta que as pequenas narrativas incentivam os educadores a pensarem em contextos possíveis , que manifestem as inteligências das crianças e promovam verdadeiras experiências.

    “Ler, revisitar, refletir, escrever, apreciar e revisitar as experiências de Reggio contribuiu para continuarmos acreditando na escola como espaço de possibilidades de relações e de direitos”, diz Benevenuto.


    Autores : Educadores da Reggio Children e de Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia

    Editora : Selo Penso, Grupo A Educação.

    Ano : 2020

    N° de páginas : 120

    Preço médio : R$ 58,50

    Por Danielly Oliveira

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado