Inep divulga resultados do Enade 2021

Redação • 13 de setembro de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, na segunda-feira (12), os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2021. A edição abrangeu 7.997 cursos, em 30 áreas do conhecimento e contou com a participação de 370.976 estudantes (75% do total de inscritos).  

    Os resultados do Enade 2021 estão disponíveis neste link . Os alunos podem consultar seus boletins individuais. Além disso, é possível acessar dois indicadores de qualidade da educação superior calculados com base no desempenho dos estudantes: o Conceito Enade e o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado).  

    O Conceito Enade mostra a nota de cada curso, de cada instituição de ensino superior (IES), no exame. O IDD, segundo o Ministério da Educação (MEC), é um indicador para mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos alunos, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.    

    Nas mãos dos coordenadores de curso, os resultados do Enade servem para identificar áreas do conhecimento que precisam ser aperfeiçoadas. Para quem deseja ingressar no ensino superior, os dados ajudam a subsidiar a escolha, comparando cursos de uma mesma área entre diferentes IES.

    Inep divulgou, na segunda-feira (12), os resultados do Enade 2021. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Desempenho de IES e modalidades  

    Entre os cursos participantes no Enade 2021, 63% eram de licenciatura, que abrangeu 17 das 30 áreas avaliadas; 27% de bacharelado (dez áreas); e 10% eram tecnológicos (três áreas). Entre os estudantes, 67% vieram de instituições privadas (1.073 IES) e 33% de instituições pública (239 IES).  

    Proporcionalmente, foram as instituições públicas que mais obtiveram a nota máxima no Conceito Enade, que vai de 1 a 5. Entre as instituições federais, 11,4% foram consideradas nota 5. Nas universidades estaduais, 4,9% obtiveram nota máxima. Dentre as municipais, 2,6% conquistaram nota 5.  

    Já entre as instituições privada sem fins lucrativos, 4,9% conseguiram a nota máxima. Mas apenas 1,5% das faculdades com fins lucrativos conseguiram o mesmo desempenho. 

    Em relação à modalidade, a nota máxima foi alcançada por 6,2% dos cursos presenciais, que ainda tiveram 22,9% dos cursos com nota 4; e 40% com nota 3. Os cursos de educação a distância (EAD), por sua vez, tiveram um desempenho menos relevante: apenas 2,3% dos cursos conquistaram a nota máxima; 12,6% nota 4; e 37,4% nota 3.  

    O Enade  

    O Enade é aplicado para estudantes concluintes do ensino superior. As áreas de ensino selecionadas para participar da prova variam ano a ano, em um esquema de rodízio. Assim, cada curso é avaliado a cada três anos.  

    Os estudantes são avaliados em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e competências para compreender temas ligados à realidade brasileira e mundial.  

    A prova é composta por 40 questões divididas em duas partes: múltipla escolha e discursiva. Destas, 10 são relativas à formação geral e correspondem a 25% da nota final; as outras 30 são relativas aos conhecimentos específicos e correspondem a 75% da nota final.  

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado