O uso da tecnologia na educação não é nenhuma novidade, especialmente para a geração Z , cada vez mais presente nas instituições de ensino superior (IES). Vídeos, imagens, recursos em 3D e realidade aumentada se tornaram importantes aliados para intensificar a experiência de aprendizado.
Com apenas alguns cliques, os alunos têm acesso a diversos materiais , como livros digitais, artigos científicos e vídeos educativos. Todos eles ajudam a ampliar as possibilidades de pesquisa e a aprofundar os conteúdos das disciplinas.
A questão é que, mesmo no ensino remoto, os estudantes não podem deixar de realizar atividades práticas. Mas como fazer valer a máxima “é fazendo que se aprende” em um contexto virtual?
Sim! Inclusive as atividades práticas digitais também podem estar presentes nas atividades presenciais. As atividades práticas você já conhece: são aquelas em que os estudantes mobilizam os conhecimentos adquiridos teoricamente.
Esse tipo de atividade faz com que o estudante se aproxime da realidade estudada, possibilitando o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, senso crítico e trabalho em equipe. E todas elas podem ser desenvolvidas também em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).
Assim, mesmo que os alunos estejam reunidos presencialmente, os recursos digitais podem trazer mais criatividade e dinamismo para as aulas. Na educação a distância (EaD), as atividades práticas são desenvolvidas majoritariamente dentro do ambiente digital .
Em um curso de História, por exemplo, uma atividade prática digital poderia ser a análise e pesquisa de fontes históricas online. Os alunos poderiam examinar documentos históricos digitalizados, como cartas, fotografias ou mapas antigos.
A turma também pode ser incentivada a colaborar online , discutindo e compartilhando suas interpretações em fóruns de discussão da plataforma. Já em uma aula de Engenharia, uma atividade prática digital poderia envolver o uso de software de modelagem 3D para projetar e simular estruturas ou sistemas.
Em ambos os exemplos, as atividades práticas digitais permitem que os alunos apliquem o conhecimento teórico em um ambiente virtual , desenvolvam habilidades específicas da área de estudo e explorem recursos digitais para enriquecer seus estudos.
Essas são apenas algumas das muitas atividades práticas digitais que podem ser realizadas. A natureza e o propósito delas podem variar de acordo com o contexto e as necessidades específicas de cada turma e cada conteúdo.
O vídeo do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) traz algumas possibilidades de recursos digitais. Assista:
O Cieb também divulgou uma lista de orientações para ajudar os educadores a selecionar quais recursos educacionais digitais podem ser os mais relevantes para trazer para a sala de aula.
As principais diretrizes da norma técnica da entidade são:
Leia mais:
Por Bibiana Bratti
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE