Avaliações em larga escala: como garantir qualidade e eficiência

Redação • 26 de março de 2025

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    Para quem acompanha as notícias do setor educacional, não é nenhuma novidade o boom que a educação a distância teve na última década, sobretudo a partir da pandemia. Entre 2018 e 2024, o número de polos EaD no Brasil saltou de 15 mil para 47 mil. São quase 5 milhões de alunos somente nessa modalidade. 

     

    O fato é que, com a proliferação de polos em todo o País, a educação ficou mais acessível. Por outro lado, essa expansão desenfreada trouxe questionamentos sobre a qualidade do ensino oferecido, a ponto de o Ministério da Educação (MEC) estabelecer novas regras para a modalidade — previstas para entrar em vigor no final do ano passado, mas adiadas para o início de abril

     

    Um dos pontos mais criticados se refere à eficácia das avaliações. E é algo para se pensar mesmo: como uma instituição de ensino superior (IES) pode assegurar o padrão de qualidade do processo avaliativo atendendo a polos em múltiplas localidades? 

     

    No texto a seguir, o Desafios da Educação aponta caminhos para realizar avaliações em larga escala, de forma ágil e sem descuidar do padrão de qualidade. As dicas valem tanto para a EaD quanto para as modalidades híbrida e presencial. 

     

    Agilidade x escalabilidade: buscando um ponto de equilíbrio 


    A gestão de avaliações em larga escala é um dos grandes desafios das IES, especialmente para aquelas que possuem polos distribuídos em diversas cidades ou estados. Atender a centenas (muitas vezes, milhares) de alunos demanda uma logística operacional considerável. 


    “A realidade é que esse é um desafio que exigirá uma visão ampla e colaborativa que não só aborde o componente didático-pedagógico, mas também considere o aspecto tecnológico, a transparência e um esforço contínuo para aprimorar a experiência de administrar a avaliação e a interpretação dos resultados para orientar planos de ação”, pondera o coordenador de Negócios da Plataforma A, Diego Weiland.   


    Sem um planejamento minucioso e soluções tecnológicas que otimizem cada etapa, as instituições não conseguem realizar esse processo com segurança e agilidade. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada indispensável para mitigar riscos e tornar a execução mais eficiente. 


    Para Raphaela Novaes, coordenadora de Negócios da Plataforma A, o principal ponto é garantir que a avaliação cumpra seu verdadeiro papel pedagógico: ser um instrumento de aprendizagem, e não apenas de verificação de desempenho

     

    “Muitos coordenadores enfrentam dificuldades em alinhar os diferentes formatos avaliativos aos objetivos institucionais e às diretrizes regulatórias. Além disso, há desafios operacionais, como capacitar professores para elaborar avaliações coerentes e evitar a desmotivação dos alunos frente a métodos avaliativos mal-estruturados”, argumenta.

    Principais desafios de implementar avaliações em larga escala 


    • Gerenciar a logística de envio e aplicação das provas nos diversos polos; 
    • Garantir a padronização e a equidade entre os exames; 
    • Assegurar que as correções sejam rápidas e precisas; 
    • Utilizar bancos de questões de forma estratégica para otimizar a elaboração das provas; 
    • Facilitar a integração entre professores, coordenadores e alunos. 


    4 fatores que devem ser levados em conta nas avaliações em larga escala 

     

    Curadoria humana 

    A tecnologia é fundamental para dar escalabilidade ao processo avaliativo, mas o nível de qualidade e eficiência sempre vai depender do olhar humano. Para garantir um fluxo eficiente, as avaliações devem envolver diferentes atores da instituição. 


    Nesse contexto, o professor tem um papel central na definição das questões, garantindo que os itens do banco de dados estejam alinhados aos objetivos pedagógicos e à matriz curricular. Por sua vez, os coordenadores são responsáveis por validar a composição das provas, assegurando que sigam padrões de qualidade, dificuldade equilibrada e estejam adequadas aos critérios institucionais.

    Envio e distribuição 


    A logística de envio e aplicação das avaliações, sejam elas impressas ou digitais, é um dos aspectos mais críticos da avaliação em larga escala. O grande desafio é garantir um processo seguro, para evitar extravios e fraudes, e sem prejuízos aos prazos de correção e divulgação dos resultados. 


    Estratégias como a digitalização de provas, armazenamento em nuvem e uso de plataformas integradas podem minimizar problemas logísticos e garantir maior controle sobre o processo. Para facilitar esse trabalho, é fundamental contar com um sistema automatizado de rastreamento e conferência. 


    “A segurança pode ser garantida com a criação de fluxos e protocolos da operação de provas impressas. Geralmente, a partir de um controle rigoroso de acesso ao sistema e as impressões, sistemas de rastreabilidade para acompanhar o trajeto das provas em tempo real, lacre de envelopes,  protocolos de segurança aplicados para evitar fraudes”, diz Weiland. 


    Aplicação 


    As IES devem garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo às avaliações, independentemente do formato adotado. Para isso, precisam estabelecer protocolos claros para a fiscalização do exame, seja por meio de supervisão presencial ou ferramentas de proctoring em avaliações online. 


    Imprevistos podem acontecer, como falhas técnicas em provas digitais ou problemas de logística em exames presenciais. Nesse sentido, é fundamental que a instituição disponha de infraestrutura e suporte técnico para dar aos alunos condições de realizar as avaliações sem interferências. 


    Correção e análise de resultados 


    Nessa etapa, a tecnologia mostra ainda mais o seu valor. O uso de ferramentas automatizadas na correção não só proporciona maior agilidade, como ajuda a reduzir erros humanos, garantindo um processo de avaliação mais justo. 


    Uma das vantagens de um processo de correção estruturado é que os resultados podem ser analisados para ajustes pedagógicos futuros, permitindo a identificação de padrões de desempenho, lacunas de aprendizagem e oportunidades de melhoria nos métodos de ensino. Dessa maneira, as IES podem aprimorar continuamente suas estratégias avaliativas e oferecer um ensino mais alinhado às necessidades dos alunos. 

    Como o banco de questões ajuda a otimizar as avaliações 


    O banco de questões dá mais celeridade à montagem das provas e consistência à aplicação dos exames, uma vez que evita múltiplos formatos de avaliação entre diferentes polos. O acervo deve ser facilmente adaptado a diferentes modalidades (presencial, híbrida e online), assegurando que os padrões institucionais serão mantidos em todas as avaliações. 


    “Bancos de questões bem elaborados, com rigor acadêmico, assim como sistemas de gestão da avaliação, podem apoiar os professores nesse sentido, fazendo com que consigam focar na parte menos operacional do processo avaliativo”, afirma Novaes.

    Para garantir essa qualidade, Weiland considera que alguns pontos devem ser observados. Um deles é organizar as questões por competências e habilidades. “Mecanismos de identificação do grau de dificuldade são interessantes para criar avaliações mais equilibradas e previsíveis ao estudante”, afirma. “Um banco de questões bom é um banco de questões vivo. Por isso, é importante dedicar tempo para atualizá-las com frequência.” 


    A plataforma que resolve todos os problemas 


    Como você pôde perceber, não são poucos os desafios de implementar um processo avaliativo com alta escalabilidade. A boa notícia é que todos eles podem ser resolvidos por meio de uma única solução digital


    Trata-se da Plataforma de Avaliações, uma solução robusta de gerenciamento de avaliações online, presenciais e mistas para instituições de ensino superior. Ela foi projetada para simplificar a criação, o gerenciamento e a correção de provas em larga escala, facilitando a vida das IES que precisam administrar vários polos sem perda de qualidade nos processos acadêmicos. 


    Desenvolvida pela Plataforma A, a solução traz funcionalidades como logística otimizada para ensalamento, permitindo organização por curso, turma e período. Além disso, ferramentas de agendamento integram o calendário acadêmico e segmentam provas por curso, disciplina ou tema. 


    Correção inteligente 


    Na Plataforma de Avaliações, correções e monitoramentos são feitos com auxílio de inteligência artificial, dando celeridade aos processos. No caso de questões objetivas, a correção automatizada é complementada pelo sistema de proctoring, que monitora o comportamento dos alunos. Ele inclui biometria facial e comportamental para identificar comportamentos irregulares, bem como detecção e transcrição de voz durante as provas. 


    A plataforma também adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método estatístico utilizado para medir e qualificar o grau de dificuldade das questões. Dessa forma, os erros e acertos dos alunos são analisados para determinar como diferentes grupos respondem às questões, gerando um índice de dificuldade que varia de -4 (mais fáceis) a +4 (mais difíceis). 


    Agilidade para todos os formatos de avaliação 


    O módulo dedicado a provas impressas foi desenvolvido para resolver diversos desafios logísticos, como organização e distribuição. Isso porque ele permite que a IES organize alunos em salas ou laboratórios, cadastrando locais disponíveis com capacidade e prioridade. 


    Para avaliações online, o parâmetro de ensalamento não é obrigatório, a menos que as provas sejam realizadas em laboratórios nas dependências da IES. A Plataforma de Avaliações também oferece ferramentas para agendamento, permitindo que coordenadores e gráficas acompanhem a quantidade de provas e as datas de aplicação pelo calendário integrado.

    A Plataforma de Avaliações também permite a parametrização completa da comunicação visual, garantindo seu completo alinhamento à identidade da instituição. Além disso, os professores recebem treinamentos para elaborar questões no modelo Enade, com etapas que incluem revisão e aprovação por coordenadores ou equipes dedicadas. Caso necessário, questões que não estejam de acordo podem ser revisadas ou descartadas.

    Sua IES já conhece a Plataforma de Avaliações? 


    A gestão de avaliações em larga escala exige equilíbrio entre padronização, segurança e agilidade. Com uma solução como a Plataforma de Avaliações, sua IES consegue reduzir desafios operacionais e garantir um processo avaliativo fluido para alunos e educadores. 


    Além de todas as vantagens já mencionadas, a ferramenta oferece uma facilidade que nenhuma outra proporciona: a integração total com outras soluções da Plataforma A, como a plataforma SAGAH e as Unidades de Aprendizagem


    Se sua IES busca realizar avaliações em larga escala sem perda de qualidade, não pense duas vezes: fale com um de nossos especialistas e descubra todos os benefícios da Plataforma de Avaliações!

    Por Redação

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