Como inovar na captação de alunos no Ensino Superior

Redação • 4 de fevereiro de 2022

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    Com a transformação do cenário educacional e a crescente competitividade no mercado, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam diversificar suas abordagens para atrair e engajar novos estudantes. Hoje, a captação de alunos não depende apenas de uma presença online bem estruturada, mas também de estratégias integradas que conectem as ferramentas digitais com ações presenciais.

    Neste contexto, explorar o potencial do marketing educacional, alavancar influenciadores alinhados aos valores institucionais e fortalecer a colaboração entre coordenadores de curso e equipes comerciais são alguns dos caminhos para se destacar no setor. O objetivo é oferecer uma experiência que vá além da escolha do curso, criando uma jornada única de decisão e aprendizado para os futuros alunos.

    A seguir, discutiremos como ações digitais, como marketing de influenciadores e tour virtuais, combinadas com estratégias tradicionais, como programas de embaixadores e aulas experimentais, podem transformar o processo de captação de estudantes.

    Captação online

    A presença online é cada vez mais importante na captação de alunos, o que exige investimentos em marketing digital. Isso engloba, além da atuação em redes sociais, o monitoramento do comportamento e do processo de decisão dos prospects através de ferramentas de otimização de conversão (CRO) e otimização de mecanismos de busca (SEO) .

    Acompanhar as inovações da área é essencial para IES que desejam aproveitar as oportunidades que o marketing educacional oferece. Por meio dessas ações, é possível tornar as instituições mais atraentes e melhorar a captação de alunos, além de trabalhar o relacionamento com o corpo discente.

    “Poucas ferramentas se revelaram tão potentes para a conversão de matrículas quanto provocar o encontro do aluno com seu futuro ambiente de estudos”, defende Klein.

    Mas é preciso utilizar as ferramentas digitais ao alcance, como aquelas que realizam tour virtual pela instituição. De qualquer maneira, o ideal é oferecer um leque de possibilidades que ressaltem a infraestrutura e a qualidade do ensino oferecido, gerando segurança na hora da escolha.

    Marketing de influenciadores

    O marketing de influenciadores é muito usado por empresas. A estratégia se vale do posicionamento de pessoas famosas, respeitadas ou conhecidas por seu domínio em determinado assunto. Na educação, ela também tem o seu valor.

    Assim como escreveu Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, em um artigo publicado ano passado, a estratégia de contratar um influenciador requer atenção aos detalhes. É preciso uma boa concepção de campanha, abertura para novas abordagens, coragem para refazer estratégias e realocação de recursos para a captação de novos estudantes.

    Para Fábio Reis, não há como aumentar o número de matriculas sem que o influenciador e a IES estejam alinhados no mesmo propósito. Ou seja, é importante contratar um influenciador que se encaixe nos valores da instituição.

    Coordenadores e a captação de alunos

    Responsável pelo projeto pedagógico, o coordenador de curso possui funções administrativas, especialmente na captação de alunos. Uma delas é ajudar a construir um perfil de egresso alinhado às necessidades sociais e do mercado de trabalho.

    Nesse sentido, o coordenador tem o papel promover um ensino que vá para além dos muros da instituição. Ao mesmo tempo, ele deve buscar tendências que possam incrementar a aprendizagem e, dessa maneira, atrair mais alunos.

    O maior desafio, no entanto, é alinhar as ações de captação junto aos setores de marketing e comercial de uma forma que curso esteja posicionado de forma competitiva no mercado.

    Programa de embaixadores

    Os programas de embaixadores são uma alternativa eficiente de captação. O Saber em Rede , por exemplo, oferece treinamento e materiais de divulgação em redes sociais e WhatsApp. Os embaixadores vendem o portfólio de cursos de ensino superior, recebendo uma comissão por cada matricula efetivada.

    O embaixador trabalha como um consultor educacional. Afinal, é responsabilidade dele ajudar o aluno a escolher o curso, encontrar as melhores condições financeiras e acompanhar todo o fluxo de inscrição até a realização da matrícula.

    Por Redação

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