Quais são os desafios da fazer avaliação na educação infantil

Redação Pátio • 24 de setembro de 2020

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    Mais de 6,5 mil pessoas participaram do webinar de lançamento do curso online Avaliação na Educação Infantil , idealizado pelo portal Desafios da Educação , pela editora Penso e pela Diálogos Viagens Pedagógicas . A live foi transmitida pelo YouTube na última segunda-feira (21).

    O webinar foi apresentado pela diretora editorial do Grupo A Educação, Adriane Kipermann, e pelas pedagogas  Fabiane Vitiello  e  Telma Holanda , cofundadoras da  Diálogos Viagens Pedagógicas , empresa voltada à formação docente.

    Além delas, estiveram no evento Paulo Fochi, doutor em Educação pela USP e coordenador do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos; Maria Carmen Silveira Barbosa , professora titular na Faculdade de Educação da UFRGS; e Teca Antunes , mestre em Educação Especial pela USP e coordenadora na Aubrick Escola Bilíngue Multicultural.

    Confira, a seguir, os principais insights do evento online.

    Como pensar e fazer a avaliação

    “É importante considerar que hoje a gente vive uma cultura avaliativa ”, afirmou Maria Carmen Silveira Barbosa. “As pessoas são demandadas a avaliar situações o tempo todo”. A grande questão é o crescimento dessa cultura avaliativa na pedagogia e por isso que existe uma grande necessidade em discutir o tema.

    Barbosa ressaltou a importância de os educadores refletirem sobre a forma como enxergam as crianças e os processos didáticos. “Qual a qualidade da educação que nós queremos oferecer paras as crianças?”, questionou.

    A professora também destacou a importância em questionar e refletir sobre as grandes avaliações, como Enem, Saeb e Enade. Elas são muito importantes, diz, porque geram relatórios sobre a educação e produzem bastante impacto. “Por outro lado, é comum a comparação com países mais desenvolvidos e culturalmente diferente e isso não pode acontecer”, afirmou Barbosa.

    “Tratamos a avaliação como um documento e ela não é”, disse Paulo Fochi. Segundo o educador, os professores e a escola devem abandonar esse modo de pensar e ver a avaliação como um processo que não pode ser discutido apenas no final do semestre ou do ano letivo.

    Para a pedagoga Teca Antunes, é muito complexo falar de avaliação na educação infantil porque não existe um único jeito de avaliar. “Precisamos definir quais serão os critérios avaliativos e estimular a auto avaliação”, afirmou.

    Então, os especialistas acreditam que se o processo avaliativo acontece desde o início, a criança também precisa participar da avaliação. “Pode ser um desafio para crianças mais pequenas, mas com as maiores isso se torna mais fácil”, explicou Fochi.

    Ele disse, ainda, que os professores precisam questionar os instrumentos de avaliação existentes na escola e como eles ajudam na construção do cotidiano pedagógico. Porque se for um instrumento feito no final do semestre e que divide as crianças em categorias, “os educadores terão que evoluir” muito nesse processo.

    Como avaliar durante a pandemia

    Os especialistas concordam que a grande vitória da educação infantil foi ter recebido orientações diferentes das do ensino fundamental durante a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, avaliar as crianças nesse momento é extremamente delicado e complexo.

    A proposta sugerida pelos educadores no webinar é que os professores desenvolvam um compromisso com o bem-estar das crianças. “Temos que mantê-las vivas. Não só na questão da saúde física, mas mentalmente também”, disse Fochi.

    Por Redação Pátio

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