Desafios e oportunidades para implementação da IA na Educação

Pedro Bulgarelli • 24 de junho de 2024

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    É notável a velocidade com que os recursos baseados em Inteligência Artificial evoluem.

    O tempo mudou e nossa referência temporal de evolução da tecnologia mudou de anos para meses, semanas e até dias.

    Temos que ser justos! A IA está presente já a algum tempo nas nossas vidas, mas não podemos desconsiderar o marco que a sua democratização representa globalmente. Em pouco tempo nosso discurso mudou. Antes, o que se caracterizava como desconhecido em um mundo de infinitas possibilidades agora se transforma em um cenário de oportunidades através dos recursos que são disponibilizados.

    No primeiro artigo que abordei a IA e a Educação, refletimos sobre as possibilidades que permeiam a TutorIA, reforçando que, cada vez mais, os estudantes terão um acompanhamento em tempo real. Citei o Khanmigo , um assistente de ensino da Khan Academy, como referência. Recentemente, as novas atualizações que a Open IA e o Google apresentaram nos trouxeram novamente para uma nova rodada de reflexão.

    Onde vamos parar com a IA na Educação?

    É impressionante o nível em que a IA avançou na educação, oferecendo orientação baseada em princípios pedagógicos e feedbacks dinâmicos. Tudo isso nos leva a aplicar um novo olhar sobre como devemos nos preparar para utilizar a IA na Educação.

    Recentemente, ao levantar algumas referências sobre o assunto, me deparei com inúmeras falas incentivando os professores a utilizarem a IA para revisão de texto, apoio na correção de trabalhos, elaboração de questões e até desenvolvimento de apresentações para as aulas.

    Quanto aos estudantes, caminhos similares estão sendo percorridos e ainda temos uma preocupação adicional com a utilização da IA para gerar trabalhos acadêmicos, assumindo que isso impactaria negativamente no processo de aprendizagem.

    O sentimento é de que estamos nos preparando apenas para aprender a manusear as ferramentas, e me parece que esse contexto é limitado quando comparamos com o potencial dos benefícios que podemos ter na educação com a IA. Por este motivo, devemos nos provocar e refletir.

    O que é mais importante? Saber manusear as ferramentas de IA ou saber onde, como e quando aplicar os recursos?

    Tenho convicção de que cada vez mais, o que fará a diferença em relação a IA não é saber utilizar as ferramentas. De certa forma, estamos cada vez mais apropriados de como interagir com esses recursos, mas saber por quais caminhos a IA terá um maior impacto no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes é um ponto de extrema relevância nesse momento.

    Para isso, é necessário que os principais atores do ensino superior ampliem a visão sobre a Inteligência Artificial, saiam do básico de sua aplicação e se tornem protagonistas da transformação da educação e da formação profissional impulsionada pela IA.

    Para alcançar todo esse potencial, é importante entender, equilibrar e expandir sua utilização .

    Entendendo os atores, papéis e oportunidades de IA na educação:

    Instituições de Ensino Superior

    São facilitadoras no processo de adoção das novas tecnologias, responsáveis por promover a cultura de inovação e transformação digital, preparando a comunidade acadêmica.

    Para as IES é importante o entendimento de que a IA não é um recurso apenas para automação de processos, atendimento e eficiência operacional.

    Existem oportunidades como:

    • Análises de comportamento dos estudantes para definição das estratégias de retenção e permanência.
    • Mapeamento do mercado e dos estudantes para identificação de interesses e comportamentos de consumo com objetivo de desenvolver soluções educacionais que atendam as demandas do mercado e do público.
    • Análise do perfil e comportamento docente para mapear o perfil profissional aderente à instituição.

    Professores

    Passam por mais uma ressignificação de sua atuação, com maior destaque para o desenvolvimento de habilidades e competências, sustentadas por uma base de conhecimento facilitada pela IA.

    Amplia o alcance de sua atuação com a personalização baseada na identificação dos perfis dos estudantes e lacunas de desenvolvimento. Compreende os impactos das novas tecnologias na atuação profissional e atua como norteador dos estudantes na identificação das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional impulsionados pela IA.

    Ampliam o escopo dos benefícios próprios da aplicação da IA para atuar em oportunidades como:

    • Gestão da aprendizagem através do mapeamento do comportamento e rendimento dos estudantes.
    • Personalização do ensino com a adequação aos contextos individuais, potencializando a aprendizagem significativa.
    • Promove o aprofundamento do conhecimento através de análises crítico-reflexivas potencializadas pela IA.

    Estudantes

    Consolidam seu protagonismo no processo de aprendizagem impulsionados pelas oportunidades de personalização que a IA apresenta. São ativos no planejamento de carreira e desenvolvimento pessoal e completa a integração humano x IA com a instrumentalização e otimização na utilização da IA potencializando sua performance.

    Redirecionam a visão básica de um assistente de trabalho para explorar oportunidades como:

    • Gestão da aprendizagem baseado na identificação das necessidades de desenvolvimento.
    • Aprofundamento do conhecimento através da exploração e interpretação do conhecimento facilitado pela IA.
    • Desenvolve experiência profissional através da aplicação do conhecimento em diferentes contextos profissionais simulados por IA.

    Existe um oceano de oportunidades a serem exploradas com a IA aplicada a educação. Perspectivas positivas e benefícios na transformação, qualificação e personalização da Educação. O Futuro já começou! Lidere o movimento.

    Por Pedro Bulgarelli

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    imagem

    Conteúdo Relacionado

    Share by: