É possível entrar na graduação antes de concluir o ensino médio? Justiça diz que sim

Redação • 27 de outubro de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Em agosto, em Goiás, um estudante recorreu à Justiça para ingressar no ensino superior antes de concluir o ensino médio. Ele foi aprovado no vestibular para o curso de Medicina, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    O juiz Pedro Piazzalunga Cesário Pereira, da 2ª Vara Cível, Família e Sucessões, do Tribunal de Justiça de Goiás, determinou que a instituição de ensino superior (IES) privada efetuasse a matrícula. Assim, o aluno garantiu o direito ingressar na graduação enquanto termina o último ano do ensino médio.

    No entendimento do juiz, o estudante, ao passar no vestibular, revelou ter aptidão para a aprendizagem e maturidade para frequentar a faculdade. E, nesse caso, não haveria razões para impossibilitar o ingresso no ensino superior.

    Além disso, a sentença foi embasada no Art. 24, inciso V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que ressalta a “possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.”

    No entendimento da justiça, o estudante, ao passar no vestibular, revelou ter aptidão para a aprendizagem e maturidade para frequentar a faculdade. Créditos: Pexels

    Fixação da tese jurídica

    Mais tarde, em outubro, o caso ganhou nova repercussão. Foi quando o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás fixou, por unanimidade de votos, a tese jurídica de que alunos podem ingressar em cursos de graduação antes de concluir o ensino médio.

    Entretanto, segundo o portal Consultor Jurídico , a decisão do colegiado exige que o estudante esteja no terceiro ano do ensino médio e que, ao final do ano letivo, comprove sua conclusão. Caso contrário, a matrícula na IES pode ser cancelada.

    Relator do recurso, o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto alegou que, atualmente, a revolução tecnológica e a acessibilidade de informação permitem que os alunos se desenvolvam rapidamente, adquirindo os conhecimentos necessários à vida acadêmica cada vez mais cedo.

    Leia mais: MEC quer acelerar oferta de cursos técnicos de nível médio através de instituições de ensino superior

    *Com informações do site Consultor Jurídico.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado