Infográfico: o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Redação Pátio • 30 de julho de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas públicas e privadas do Brasil a partir de 2022. Essa é a previsão do Ministério da Educação (MEC), que anunciou o calendário de implementação em julho. A portaria com todas as orientações está publicada no  Diário Oficial da União.

    De acordo com o cronograma, a implementação do Novo Ensino Médio começa no ano que vem, de forma escalonada, começando pela 1ª série. Em 2023 a reforma atinge a 2ª série. O ciclo de implementação nos três anos do ensino médio se completa em 2024.

    A reforma do ensino médio dá flexibilidade ao currículo , com a criação dos “itinerários formativos”. A escola precisa criar diferentes áreas de aprofundamento e dar ao aluno a chance de optar pela trilha que melhor combina com seus interesses.

    Os itinerários formativos são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. Mais de uma opção pode ser criada dentro de cada itinerário. No estado de São Paulo, por exemplo, serão 12 cursos.

    O Novo Ensino Médio também inclui a ampliação da carga horária mínima de aula, que passa das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Todas as mudanças devem estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

    As alterações são de responsabilidade dos estados. Cada ente da federação deve submeter um plano de implementação do Novo Ensino Médio à análise do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e mais nove estados já tiveram os planos homologados. Enquanto este texto era escrito, sete ainda estavam em fase de desenvolvimento dos referenciais curriculares; oito tinham enviado o plano para o CNE e aguardavam o resultado.

    Com as mudanças, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será atualizado . Atualmente, há uma prova única baseada em quatro áreas do conhecimento. Para 2024, a previsão é que uma parte do Enem seja aplicada de acordo com o itinerário formativo de cada estudante.

    A seguir, confira o cronograma completo de implementação do Novo Ensino Médio.

     

    Por Redação Pátio

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado