Member Get Member: como aplicar na sua IES e captar mais alunos

Redação • 14 de fevereiro de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    No início do ano, um dos principais focos das instituições de ensino superior (IES) é a captação de estudantes. Em tempos de internet, marketing digital e influenciadores , se destacar pode parecer uma tarefa difícil para muitos gestores acadêmicos, mas não precisa ser assim.

    Nesse cenário hipermidiatizado e repleto de estratégias de atração de alunos, a indicação de um conhecido traz mais segurança ao processo de decisão do candidato. Ou seja, o bom e velho “boca a boca” – ou Member Get Member (MGM) – ainda é uma forma de atrair matrículas no ensino superior.

    E o melhor: essa é uma prática simples que pode ser realizada por instituições de todos os tamanhos.

    Atraindo e fidelizando

    A tradução ao pé da letra de Member Get Member é “Membro leva Membro”. No Brasil, também é conhecido como Marketing de Indicação. Trata-se de uma ação na qual os clientes indicam amigos e pessoas próximas para a instituição e recebem alguma bonificação em troca.

    Assim, é possível transformar os próprios estudantes da IES em embaixadores da marca. Afinal, eles já experimentaram o produto e podem recomendá-lo com propriedade, conferindo capilaridade à estratégia.

    Esse tipo de ação ajuda a ampliar a base de novos consumidores a um custo geralmente mais baixo se comparado a outras técnicas de marketing. Ao mesmo tempo, fideliza os antigos clientes, que ganham benefícios pelas indicações.

    Segundo a Associação Americana de Marketing , os usuários que chegam através da recomendação de algum amigo costumam ser mais leais à marca do que os consumidores que chegam através de métodos tradicionais de marketing.

    Ativando o canal

    O canal de vendas “boca a boca” pode funcionar por indicações orgânicas de alunos e colaboradores contentes com a instituição. Uma maneira de calcular o grau de satisfação e, portanto, a chance de recomendação de um curso é através das pesquisas de Net Promoter Score (NPS).

    Nesse caso, o problema é que a recomendação acontece de forma passiva, quando o estudante lembra da instituição em alguma situação específica.

    Por outro lado, ao institucionalizar a estratégia e criar campanhas de MGM, a IES potencializa a captação de alunos. “Você ativa o cliente no tempo que você precisa, e não quando ele lembra”, pontua a CEO do Saber em Rede, Laila Martins.

    Um exemplo: o aluno acabou de fazer a rematrícula. Essa é uma oportunidade de abordá-lo com o seguinte discurso: “Que bom, sua rematrícula foi feita com sucesso! Você gostaria de indicar nossa instituição para alguém? Indique e ganhe uma recompensa.”

    Como colocar o MGM em prática

    Para iniciar uma ação de MGM, é preciso entender quais benefícios geram interesse na comunidade acadêmica e fazem sentido institucional.

    Ou seja, o que vai ser oferecido em troca da indicação? Aqui, entram, por exemplo, descontos na mensalidade, brindes e recompensas em dinheiro.

    Depois, é hora de estabelecer o fluxo de funcionamento do programa: qual canal será disponibilizado para a efetivação das indicações; em qual momento da jornada do estudante a IES vai solicitar a indicação; quanto tempo vai durar a campanha, entre outros fatores.

    A comunicação é um aspecto importante. Ela deve ser simples e se valer de um tom ao qual o público está habituado. O contato pode acontecer em banners no site da instituição, na área do aluno e por recados em sala de aula.

    Investimento e cuidados

    Um cuidado a ser tomado é trabalhar em cima do Custo de Aquisição (CAC). Se a instituição gasta, hipoteticamente falando, R$ 300,00 em mídia paga para converter uma matrícula, a recompensa oferecida para quem está trazendo um novo aluno via MGM não pode ser maior que R$ 300.

    A dica é fazer um regulamento muito bem desenhado e claro, descrevendo o que acontece se o indicado cancelar a matrícula, quando será feito o pagamento da recompensa, qual é a data da vigência do programa, entre outras informações.

    Alguém só indica uma marca se está satisfeito com ela. Logo, para uma campanha de MGM ter resultado, é fundamental olhar antes para a satisfação do estudante. Mais do que brindes ou prêmios, ela é a chave para o sucesso de qualquer campanha.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado