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Prevista para o segundo semestre de 2024, a nova versão da SAGAH integra o conteúdo educacional a uma nova camada de tecnologia. O objetivo? Melhorar (e muito) a experiência de ensino e aprendizagem.
Ao ampliar o espectro de serviços, a solução de conteúdo da Plataforma A elimina a necessidade de contratar um LMS (sigla de Learning Management System, popularmente traduzido como Ambiente Virtual de Aprendizagem). Isso aumenta a eficiência das IES, reduz investimento , tempo de desenvolvimento das aulas e permite que professores, coordenadores e gestores se concentrem em atividades mais estratégicas.
Quando chegou ao mercado no final de 2014, a SAGAH tinha como proposta impulsionar a educação a distância, oferecendo às instituições de ensino superior Brasil afora um conteúdo didático, interativo e personalizável.
Em 2021, a SAGAH já era notícia no Desafios da Educação, como referência em soluções educacionais.
Após uma década, o sistema educacional, antes focado na diversificação de formatos de conteúdo, agora prioriza a personalização da aprendizagem .
Há mais opções de edição das Unidades de Aprendizagem (UAs), novos formatos nativos na plataforma, banco de questões integrado, aplicativo para os alunos e a automatização de processos.
As transformações de SAGAH não apenas economizam tempo. O avanço também reduz a duplicidade de esforços , minimizando o risco de inconsistências nas práticas administrativo-pedagógicas. A ideia é reforçar o cuidado com os estudantes e envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
“Queremos otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro das instituições. É uma evolução natural, consumada para solucionar as dores dos nossos parceiros”, exp lica Diego Luis Weiland , coordenador de negócios na Plataforma A.
Nos últimos 10 anos, o ensino superior vem sofrendo um processo de renovação, impulsionado pela crescente oferta de cursos EaD e pela necessidade de flexibilização curricular.
A Plataforma A percebeu essa mudança e agiu rapidamente para liderar essa transformação. Foi nesse contexto que a SAGAH nasceu, desenvolvida para revolucionar o aprendizado através de metodologias ativas e personalização dos conteúdos .
Em um cenário onde os conteúdos frequentemente eram engessados ou exigiam grande esforço das IES na produção interna de material didático, a modalidade de ensino em ambiente virtual nunca mais foi a mesma.
“Nosso desafio foi incentivar as IES a adotarem conteúdos de terceiros, em vez de se limitarem aos próprios. Essa mudança de mentalidade permitiu, em um segundo momento, a diversificação das soluções, sempre com foco na qualidade e na geração de economia”, explica Rodrigo Severo, diretor de negócios e operação da +A Educação e um dos criadores da SAGAH.
A rigor, a inovação contínua sempre foi a chave para a evolução da SAGAH. Desde o início, a plataforma tem se adaptado às necessidades emergentes do ensino superior, oferecendo soluções que vão além do conteúdo educacional tradicional.
As Unidades de Aprendizagem da SAGAH já estão presentes em mais de 300 instituições no Brasil e na América Latina. Instituições e entidades privadas como PUCPR , UNIFEOB , UniFOA , Universidade Feevale , UNIFSA , Uniandrade , UCPel , Centro Universitário Integrado e FUSP já fizeram o movimento.
Podemos simular como ficaria a nova SAGAH na sua instituição. Basta clicar aqui e preencher o formulário para agendar uma demostração.
A seguir, descubra como a solução da Plataforma A articula seus dois principais recursos tecnológicos: as Unidades de Aprendizagem (UAs) e os atributos de tecnologia para gestão da experiência de ensino e aprendizado.
Combinando recursos de UAs e educação interconectada, o reposicionamento de SAGAH tem como objetivos estimular a autonomia dos alunos e facilitar a rotina de trabalho dos professores .
As novas funcionalidades da plataforma são projetadas para garantir qualidade acadêmica, boa experiência para os usuários, eficiência no processo de ensino-aprendizagem, saving financeiro e operacional.
Vamos explorar essas inovações e entender como elas podem transformar a educação.
A nova versão da SAGAH foi desenvolvida para funcionar como uma solução completa e integrada, eliminando a necessidade de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS).
Isso significa que todas as funcionalidades necessárias para gerenciar cursos, acompanhar o progresso dos alunos e administrar avaliações estão dispostas em único lugar.
O que isso quer dizer? Não é mais preciso sincronizar ou integrar sistemas externos . O resultado? Gestão mais fácil e menos custos operacionais.
Com um único sistema para gerenciar todas as atividades educacionais, tanto administradores quanto professores encontram uma interface unificada e intuitiva .
O objetivo é dispensar a conexão via LTI . Essa melhoria visa proporcionar mais agilidade à criação de trilhas de aprendizagem, eliminando tarefas repetitivas.
Essa mudança otimiza o tempo despendido para a criação de trilhas de aprendizagem, sendo quatro vezes mais rápida do que a integração tradicional. Em suma, a nova SAGAH centraliza o gerenciamento de processos, liberando mais tempo para o foco na qualidade do ensino.
Um dos maiores avanços na evolução das UAs da SAGAH é o desenvolvimento de um catálogo integrado de objetos educacionais.
Com mais de 200 mil objetos de aprendizagem disponíveis , o catálogo permite que os educadores selecionem, editem e combinem diferentes objetos para criar trilhas de aprendizado personalizadas. Além de permitir a possibilidade de utilização dos objetos avulsos da UA, o que até então não era possível.
Inclui, ainda, uma variedade de recursos, como infográficos, vídeos, textos, quizzes, simuladores e mais. Além da possibilidade de conexão com todos os formatos de objetos educacionais da Plataforma A, como vídeos 360° (realidade virtual), objetos 3D (realidade aumentada), laboratórios virtuais, todos os elementos conectados e com os mesmos recursos de adição e edição do conteúdo do catálogo.
Sistemas integrados estão revolucionando o cenário educacional ao reunir soluções complementares para atender às diversas necessidades dos alunos.
Estas interfaces não apenas fornecem uma abordagem moderna para a educação, mas também incorporam tecnologias avançadas para enriquecer a experiência de aprendizado.
São duas as novidades em SAGAH relacionadas ao uso de inteligência artificial: busca de UAs de acordo com a ementa da disciplina . O objetivo dessa inserção da tecnologia é a facilidade e redução do tempo de produção das disciplinas, gerando a otimização do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) das instituições.
No caso da busca otimizada, os professores descrevem a ementa no campo de busca do catálogo e a partir dos objetivos de aprendizagem da disciplina consegue realizar uma curadoria totalmente alinhada com o direcionamento da IES. O professor se torna um curador ainda mais eficiente ao explorar o catálogo.
Batizada de Edu , a plataforma conta com um assistente baseado em IA que está disponível 24 horas por dia para tirar as dúvidas do estudante.
Seu papel é entender e responder às perguntas dos alunos, oferecendo explicações e recursos adicionais conforme necessário. Cabe destacar que Edu utiliza exclusivamente material dentro do catálogo da IES, garantindo que o conteúdo esteja sempre sob o controle da instituição.
Agora é possível gravar vídeos e áudios diretamente na plataforma, facilitando a criação de conteúdos ainda mais próximos do estudante. Essa funcionalidade permite que os educadores integrem suas próprias explicações aos conteúdos, assegurando uma experiência de aprendizado mais rica.
O recurso pode ser utilizado não apenas para produção do conteúdo, mas em contato direto com o estudante para dúvidas específicas, que podem ser respondidas em áudio ou vídeo. A interação para além do texto, oferece para a relação aluno-professor um contato mais assertivo e engajador .
A nova SAGAH conta com um banco de questões nativo e templates adaptados ao consumo moderno de conteúdo, tornando o processo de avaliação mais ágil e eficiente.
Com mais de 100 mil questões em banco , a plataforma permite que os educadores criem e gerenciem avaliações de maneira simplificada, utilizando uma variedade de tipos de perguntas e formatos de avaliação.
Além disso, o administrador pode migrar suas disciplinas para uma nova estrutura visual, inspirada nos principais serviços de streaming do mercado. Isso permite que os alunos acessem recursos multimídia de maneira intuitiva, alinhada com os padrões de consumo das novas gerações.
Pela experiência diferenciada que o template streaming agrega para as disciplinas, as instituições podem utilizá-lo para cursos “premium” ou pós-graduações .
Com o novo aplicativo da SAGAH , os alunos podem acessar conteúdos tanto online quanto offline, oferecendo flexibilidade total para estudar quando e onde quiserem.
Esse atributo se mostra crucial para alunos que têm rotinas movimentadas ou que preferem aprender em seus próprios ritmos. Afinal, é possível acessar os conteúdos no momento e no local que for mais conveniente.
A parcela de usuários de internet no Brasil com mais de 10 anos saltou de 34% nos últimos 15 anos. Ainda assim, o País possui 4,1 milhões de alunos sem acesso adequado.
Por fim, a atualização também possibilita o envio de notificações por push . O objetivo desses alertas é gerar uma comunicação assertiva, com custo baixo e sem dependência de uma ferramenta para automação .
Agora você já sabe: a nova SAGAH traz diversas inovações para melhorar a experiência educacional. E quanto ao material didático?
Os conteúdos adicionados ao sistema da Plataforma A renovam seu compromisso com a qualidade acadêmica , brindando o estudante com recursos de gamificação da aprendizagem, atividades contextualizadas e desafios colaborativos.
Veja a seguir como a SAGAH estrutura o seu ativo mais valioso:
As Unidades de Aprendizagem (UAs) correspondem às aulas na SAGAH. São blocos de conteúdo educacional que funcionam como pílulas de aprendizagem para compor uma disciplina.
Nesse vídeo você confere visualmente as UAs:
Cada unidade trata de um tema específico e inclui uma variedade de objetos de aprendizagem , como vídeos , textos, exercícios e avaliações. O conteúdo é organizado de forma a facilitar o aprendizado modular e progressivo .
Essa abordagem permite que os alunos avancem de maneira estruturada, construindo conhecimento de forma incremental e aplicando o que aprenderam em contextos práticos. Isso ocorre principalmente por ser um conteúdo baseado em metodologias ativas de aprendizagem .
As UAs são projetadas para serem flexíveis e adaptáveis , permitindo que os educadores as personalizem de acordo com as necessidades de cada curso.
Por exemplo, um conteúdo da SAGAH pode ser adaptado de modo que uma instituição de ensino em uma região inclua exemplos contextualizados com sua comunidade acadêmica, enquanto outra região pode ter informações adaptadas à sua realidade específica.
Hoje, a SAGAH conta com mais de 22 mil aulas editáveis para montar disciplinas para mais de 84 cursos de graduação, 150 cursos de extensão, 80 cursos de pós-graduação.
Ao longo da UA, o aluno tem contato com os seguintes recursos (que podem ser editados, selecionados de forma avulsa e ocultados quando o professor quiser):
A Apresentação introduz ao aluno o conteúdo a ser estudado e os objetivos da Unidade de Aprendizagem, para que ele tenha claro, desde o começo, o que deverá desenvolver na sua trilha de aprendizagem.
Este item tem a função de despertar a curiosidade do estudante para se aprofundar no material. A Apresentação contém preferencialmente três parágrafos.
Nos dois primeiros parágrafos, o tema da UA é apresentado ao aluno. O primeiro parágrafo aborda o assunto de forma geral, enquanto o segundo trata do tema de forma mais específica.
No terceiro parágrafo, os Objetivos de Aprendizagem a serem desenvolvidos ao longo da produção são indicados de forma implícita, sem citá-los diretamente (pois essa informação será fornecida em seguida).
No Desafio, o aluno experiência uma atividade baseada em uma situação-problema que aborda conflitos reais, com o objetivo de dar significado ao conhecimento adquirido.
A intenção não é fornecer a resposta pronta, mas provocar o aluno a encontrar a solução por conta própria.
O desafio encontra-se no começo da trilha do estudante, logo após a apresentação, para instigá-lo em relação ao conteúdo e a necessidade de aprofundar-se no tema.
Oferece uma aplicação do conhecimento, apresentando um recorte do tema em vídeo. Seja uma curiosidade, uma dica ou um aprofundamento do tema de forma exemplificada.
Tem uma relação com o contexto profissional da área de conhecimento da UA, aprofundando os detalhes que caracterizam a prática, indo além de uma apresentação superficial. O conteúdo pode ser apresentado por meio de objetos de aprendizagem variados, que vão de
podcasts a
vídeos 360° .
Abraçar a transformação da SAGAH é um passo crucial para IES que buscam adaptar-se a novos contextos comportamentais, mercadológicos e regulatórios .
“Não estamos apenas melhorando o que já fazemos, estamos reimaginando o que podemos ser”, define
Rodrigo Severo,
diretor da Plataforma A:
Com a nova SAGAH, não é mais necessário contratar e manter múltiplos fornecedores para diferentes plataformas educacionais. Isso elimina os custos associados à licenciamento, manutenção e suporte de várias aplicações.
Administradores e professores podem gerenciar cursos, acompanhar o progresso dos alunos, conduzir avaliações e personalizar conteúdos sem a necessidade de alternar entre diferentes sistemas. “Essa integração reduz a complexidade administrativa e minimiza a curva de aprendizado para o uso de novas tecnologias”, destaca Daniela Hauser , gerente de negócios na Plataforma A.
Com a evolução da solução, a plataforma de experiência integrada possibilita que as IES tenham mais ferramentas e dados para gestão e o acompanhamento dos estudantes, impactando em resultados financeiros, como retenção e evasão.
De acordo com pesquisas internas da Plataforma A, os alunos que progridem +60% do conteúdo da disciplina tende a permanecer para renovação da matrícula, tendo menos evasão. O que proporciona essa análise é o controle e acompanhamento da funcionalidade de progresso automático, em que a cada etapa concluída a ferramenta atualiza a quantidade de conteúdo já estudado naquela disciplina.
Com a capacidade apoiar na retenção do aluno, a solução não apenas otimiza a operação, mas promove apoio no processo de identificação de possíveis pontos de melhorias na experiência do aluno.
Com funcionalidades automatizadas e um ambiente integrado, a SAGAH melhora a eficiência operacional, simplificando processos como a criação de conteúdos, a montagem de disciplinas e a gestão de avaliações.
Na prática, isso significa que os professores podem acessar um banco de questões diversificado, selecionando as que melhor se alinham aos objetivos de aprendizagem sem necessidade do uso de várias plataformas para cada uma das funções.
A nova SAGAH oferece uma
interface amigável e fácil de usar, o que simplifica a navegação e o acesso aos recursos.
Caso você queira migrar para a nova SAGAH, pode preencher seus dados ao clicar aqui e nosso consultor em breve entrará em contato.
IMPORTANTE: a versão de SAGAH que você utiliza não vai deixar de funcionar. Aos poucos, contudo, nossos esforços estarão voltados para o aprimoramento da versão mais recente.
Por Redação
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