Personalização do conteúdo em escala contribui para preservar identidade da UniFOA

Redação • 24 de outubro de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    De que maneira é possível construir novos processos de aprendizagem, utilizando conceitos pedagógicos avançados e recursos tecnológicos de ponta, sem perder a identidade da instituição de ensino?

    Este foi um dos temas debatidos no podcast A Voz do Conhecimento , produzido durante o 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), evento realizado de 15 a 18 de outubro no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.

    EAD personalizada com identidade própria

    Como exemplo, foi apresentada no podcast a parceria feita entre a +A Educação e o Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA, instituição que tem como entidade mantenedora a Fundação Osvaldo Aranha, com mais de 50 anos de história.

    Essa parceria começou em 2019 com a criação de um projeto-piloto, que visava desenvolver as estratégias de EAD da IES. Conforme o pró-reitor de Educação a Distância da UniFOA, Rafael Teixeira, desde o começo, a ideia era trabalhar com uma EAD que pudesse gerar impactos positivos tanto para a comunidade interna quanto para a sociedade.

    No ano seguinte, a +A Educação e a UniFOA projetaram dar início à ampliação do projeto para o conjunto dos 21 cursos de graduação da UniFOA, mas um fato novo fez com que tudo precisasse ser revisto: a eclosão da covid-19.

    Em 13 de março de 2020, literalmente do dia para a noite, todas as atividades presenciais do centro universitário tiveram que ser totalmente paralisadas. Foi preciso agir com rapidez: “Após um período acelerado de formação dos professores, conseguimos desenvolver um núcleo de produção de conteúdo e curadoria de conhecimento na Pró-Reitoria de EAD. Com isso, já no final de março daquele ano, estávamos retomando as aulas, o que foi uma grande vitória”, relata Teixeira.

    Formação continuada para professores

    A pandemia representou mesmo uma virada de chave para o Centro Universitário de Volta Redonda, conforme Raphaela Novaes, coordenadora de Negócios da +A Educação: “Com agilidade, foi possível colocar os conteúdos no formato virtual sem perder a identidade da instituição. Para isso, os professores desempenharam um papel fundamental”, ressalta ela.

    Após o período mais agudo da covid-19, a UniFOA passou a trabalhar com processos regulares de formação continuada de docentes. Desse modo, a cada semestre, essa formação se dedica a temas específicos – em julho deste ano, por exemplo, foi concluído um curso de competências digitais para os docentes.

    “Cabe ressaltar que os professores são convidados, e não obrigados, a participar das atividades. A gente não impõe nada, mas assegura que, se eles participarem, terão um processo de aprendizagem diferenciado na sala de aula”, anota Rafael Teixeira.

    Para Raphaela, o papel do docente não é criar conteúdo, e sim experiências de aprendizagem. “Por isso, trabalhamos na personalização da educação a partir da figura do professor, para que ele tenha à disposição conteúdos didaticamente pensados para focar na experiência de aprendizagem”.

    Personalização assegura identidade da IES

    Passada a pandemia, o que veio depois? Segundo o gerente de produtos da +A Educação, Rafaeal Alonso, o que estamos vivendo hoje é o que ele chama de uma “nova onda” da produção de conteúdo.

    Essa onda consiste em trazer para os cursos de graduação e pós-graduação o conceito de microlearning, que assegura a personalização dos processos de aprendizagem. Essa justamente personalização é o que garante a preservação da identidade da instituição de ensino.

    “A plataforma A conta, atualmente, com um acervo de mais de 20 mil unidades de aprendizagem, que se fragmentam em centenas de milhares de objetos, os quais podem ser montados de acordo com a estratégia de cada instituição de ensino ou mesmo conforme os objetivos de cada curso”, conclui Alonso.


    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado