Plataforma Exatas: um novo modo de aprender matemática no ensino superior

Redação • 21 de setembro de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Durante 20 anos como professor universitário, Luís Gustavo Mendes ouviu relatos de alunos solitários em meio aos enormes e tradicionais livros de Matemática. Eles se diziam entediados com as ilustrações estáticas e sentiam falta de feedback para completar cálculos e exercícios – sintomas de uma transformação no modo de estudar.

    Em busca de soluções, o docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) identificou uma das causas do descontentamento. “Faltava aquilo que nas artes marciais se chama de sparring: alguém que treine contigo e ajude a aperfeiçoar seus gestos”, afirma.

    Com isso em mente, certo dia Mendes teve o que chama de “um clic”. “Que tal fundir o que os livros têm de bom – detalhes, argumentos, profundidade – ao que os aplicativos e games têm de maravilhoso – interatividade e capacidade enorme de cálculo?”

    Eureka! Mendes apresentou a ideia a um colega especializado em Tecnologia da Informação (TI). Juntos, criaram os primeiros protótipos do que viria a se tornar a Plataforma Exatas , uma biblioteca virtual interativa voltada às disciplinas da área.

    O projeto foi incentivado pela Secretária de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS e ganhou o atual formato em 2019. São 11 cursos de nível universitário , um voltado ao ensino médio e ao vestibular, além de testes extras. Ao todo, são 1,6 mil tópicos de leitura, 2 mil exemplos interativos e 1,7 mil exercícios com feedbacks instantâneos.

    Conteúdo sistemático e interativo

    Afeito às metáforas, Mendes explica que estudar Ciências Exatas é como aprender a tocar um instrumento musical. Ou seja, não se trata de uma atividade passiva. Pelo contrário, exige a aplicação de metodologias ativas que ajudem a desenvolver gestos cada vez mais precisos e intuitivos.

    É por isso que a Plataforma Exatas apostou em um formato inovador para o ensino e aprendizagem da Matemática. Mais atrativo que os livros tradicionais, seu conteúdo estimula a experimentação . O usuário tem autonomia para montar o próprio roteiro e fazer alterações em imagens e exemplos.

    A interatividade é garantida através de hiper calculadoras de alta capacidade gráfica, simbólica e numérica, conectadas ao texto. Há também exercícios com figuras e gráficos em 2D e 3D, além de animações, dicas, comentários e verificação instantânea das respostas.

    “É possível mudar todos os parâmetros de cálculo, reconfigurando os exemplos ao gosto do usuário”, explica Mendes. “Me atrevo a dizer que a Plataforma Exatas é uma novidade a nível mundial. Não existe conteúdo tão sistemático e interativo nesta área”.

    Entre as disciplinas cobertas pelo conteúdo estão aquelas mais temidas pelos estudantes: cálculo diferencial e integral, equações diferenciais, cálculo vetorial. O material cobre aplicações em áreas como Administração, Arquitetura, Computação, Economia, Engenharias, Física, Matemática.

    Laboratórios virtuais da Matemática

    A Plataforma Exatas pode ser acessada pelo celular, tablet ou computador pessoal. A assinatura individual que dá acesso ao portfólio de livros, cursos e exercícios custa R$ 39 por mês no plano mensal – no plano semestral, R$ 28 por mês.

    Além disso, existem assinaturas coletivas, voltadas às instituições de ensino superior (IES). Graças a uma parceria recente com a Plataforma A , o conteúdo completo em breve ficará disponível para assinantes da Biblioteca A.

    Também está prevista uma expansão do portfólio de materiais. A primeira novidade será uma série voltada à estatística. O curso interativo, criado por especialistas, vai aliar conceitos teóricos às calculadoras gráficas e numéricas da ferramenta.

    Segundo o professor Mendes, esse é apenas o começo. No futuro, a Plataforma Exatas ainda deve abordar outras disciplinas contemporâneas, como matemática discreta, economia matemática e biologia matemática.

    “A Matemática é vasta e repleta de aplicações. E a Plataforma Exatas quer ser um laboratório virtual para cada uma delas”, projeta.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado