Como é a rotina de um docente com trabalho automatizado

Redação • 30 de julho de 2024

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Ao mesmo tempo que proporciona novas possibilidades para a aprendizagem, o ensino digital é acompanhado de uma série de desafios, sobretudo para professores e gestores educacionais. Oferecer uma experiência mais envolvente para os estudantes exige certa familiaridade com a tecnologia e, dependendo das ferramentas utilizadas, pode consumir um recurso cada vez mais escasso nos dias de hoje: tempo .  

    Sobrecarregados, muitos docentes acabam tendo uma visão distorcida sobre a educação a distância (EaD) e o ensino híbrido. Afinal, se eles precisam se desdobrar para dar conta de inúmeras tarefas em muitos casos, tendo que atuar até mesmo como designers qual é a vantagem desses recursos todos?  

    A tecnologia deve atuar como uma aliada , encurtando caminhos e otimizando processos. Para isso, as instituições de ensino superior (IES) precisam adotar uma abordagem equilibrada no ambiente virtual, de modo a facilitar o dia a dia dos educadores.  

    Integração é a chave

    A rotina dos professores já era corrida muito antes de a educação se inserir no digital. Tarefas como preparação de aulas e correção de provas acompanham os docentes desde sempre, tomando deles um tempo valioso.  

    Mesmo na EaD, muitos educadores continuam passando por isso. Em vez de concentrar seus esforços no ensino e no acompanhamento dos estudantes, eles precisam se preocupar com outras etapas do processo educacional, como montar as trilhas de aprendizagem e criar um ambiente virtual atrativo . Como se não fosse suficiente, ainda têm que lidar com ferramentas que nem sempre dialogam entre si e podem gerar inconsistências nas práticas pedagógicas.  

    Ao concentrar todas as atividades educacionais em um só lugar, um sistema de aprendizagem integrada minimiza o risco de falhas e otimiza o tempo dos professores . O resultado é benéfico também para as IES, que garantem melhor eficiência operacional , e para os alunos, que aprendem de maneira mais personalizada .  

    Em sua nova versão, a SAGAH , solução baseada em metodologias desenvolvida pela Plataforma A , propõe justamente isso: oferecer um pacote completo, que une conteúdo e tecnologia, para tornar a rotina dos educadores muito mais simples.  

    Leia mais:  

    Adeus, LTI!

    Criar uma trilha de aprendizagem pode ser uma tarefa trabalhosa, especialmente se o professor tiver que inserir elementos externos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso porque, via de regra, o que permite esse cruzamento de informações é a conexão LTI (Learning Tool Interoperability, ou Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem).  

    Provedores LTI são links que direcionam os usuários para uma ferramenta externa, sem a necessidade de uma segunda autenticação no sistema de destino. É um recurso necessário em um LMS tradicional, que não possui ambiente virtual integrado com conteúdo. Dessa forma, os professores precisam utilizar o link de cada conteúdo e conectar com o AVA. Além de dar muito trabalho, é uma operação que demanda tempo.   

    Na nova SAGAH, as trilhas podem ser criadas com muito mais agilidade . Basta um clique e a Unidade de Aprendizagem (UA) vai direto para a trilha de aprendizagem, sem necessidade de LTI ou de qualquer outra conexão.  

    Como a solução da Plataforma A conta com um catálogo integrado, a IES tem acesso aos conteúdos contratados de forma unificada. Com isso, o tempo do professor é otimizado, já que o carregamento é 4x mais rápido , sem necessidade de trabalho manual repetitivo.   

    No vídeo abaixo, você pode conferir o mesmo conteúdo sendo inserido por meio de uma conexão LTI e por meio do LXP da Plataforma A. Se em uma única operação a diferença é de mais de 2 minutos, imagine a economia de tempo ao final do mês.

    Como personalizar automatizando?

    Automatizar e personalizar são verbos distintos. O primeiro sugere deixar o trabalho para a máquina, no modo automático, enquanto o segundo indica que há uma pessoa por trás desse processo.   

    Na nova versão de SAGAH, ambos os conceitos andam juntos: a tecnologia desenvolvida pela Plataforma A permite criar conteúdos e layouts de forma prática, com agilidade e de forma customizada . Isso é possível por meio de novas funcionalidades de edição e com a personalização das Unidades de Aprendizagem.   

    Graças ao formato amigável e intuitivo da solução, o professor não precisa ser um designer para utilizá-la. Com conhecimentos básicos, é possível criar trilhas de aprendizagem modular criativas e engajadoras . São quase 50 estilos de layout para as UAs prontos para usar, mas todo o design pode ser reconfigurado, do nome às cores.  

    A ferramenta de edição traz, além de todas as formatações padrão, a opção de inserir links e conteúdos externos de diversos formatos, desde PDFs até objetos interativos. Só o catálogo integrado da SAGAH disponibiliza mais de 200 mil objetos de aprendizagem , que podem ser personalizados e adicionados de forma avulsa. Soma-se a ele o acervo da Biblioteca Digital .  

    Acompanhe o vídeo abaixo para entender como desenvolver um conteúdo autoral por meio da plataforma:

    Uma das principais novidades dessa versão de SAGAH é a possibilidade de criar áudios e vídeos diretamente na plataforma . Basta aceitar uma solicitação para ligar a câmera do computador e começar a gravação. Desse modo, os professores conseguem produzir conteúdos exclusivos sem a necessidade de acessar ferramentas externas, economizando ainda mais tempo.  

    A tecnologia também se faz presente no momento em que os docentes precisam desenvolver o conteúdo. Isso porque a solução permite subir as ementas das disciplinas no catálogo e conferir as UAs indicadas por inteligência artificial (IA), o que facilita a seleção e a busca de materiais pedagógicos semelhantes ou recomendados ao objetivo das aulas.  

    Correção de provas facilitada

    Corrigir provas sempre foi uma dor de cabeça para os professores. Mesmo na EaD, manter a consistência do processo pode ser particularmente desafiador, ainda mais se a plataforma utilizada não oferecer alternativas que facilitem o trabalho.  

    A SAGAH simplifica essa tarefa, oferecendo ao docente duas opções: corrigir por questão ou por aluno. Na primeira, basta atribuir a nota, personalizar o feedback e enviar a correção. Como forma de otimizar o processo, também é possível optar por um padrão de resposta. Optando pela correção por aluno, todas as questões, objetivas e discursivas, aparecem separadas por estudante, com um filtro indicando as avaliações corrigidas, não corrigidas ou sem resposta.  

    Na demonstração abaixo, você entende como corrigir exames, provas e testes através da ferramenta:  

    Ainda no quesito avaliações, o acervo da Plataforma A facilita bastante a vida dos educadores, já que disponibiliza um banco com mais de 120 mil questões não apenas autorais e associadas às UAs, mas também de exames nacionais e concursos públicos.  

    Venha para a SAGAH

    A tecnologia tem o potencial de transformar a educação. E uma das maneiras de atingir esse potencial é otimizar o trabalho docente, tornando-o mais assertivo e inspirador.   

    Com a SAGAH, sua IES consegue proporcionar uma experiência engajadora não só para os alunos, mas também para os professores.

    Agende uma demonstração e descubra como nossa solução pode fazer a diferença no ensino superior!  

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    imagem

    Conteúdo Relacionado

    Share by: