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A pandemia transformou a vida de todos. Em muitos aspectos, de forma irreversível. Em se tratando de educação, é evidente que o ensino superior nunca mais será o mesmo.
Para refletir sobre os impactos e desdobramentos do uso intensivo da tecnologia, dos novos formatos e propostas pedagógicas e, especialmente, do papel dos alunos nos processos de ensino-aprendizagem, o portal Desafios da Educação , em parceria com a Plataforma A , lançou a websérie “Irreversível: o aprender protagonista”.
Idealizador da websérie e gerente do braço de experiências imersivas da Plataforma A, Igor Sales concedeu uma entrevista sobre a produção, que conta com mais de 20 entrevistados. Confira!
Igor Sales fala sobre os detalhes da série. Crédito: Divulgação
A série nasce com o propósito de criar um debate útil e necessário sobre o futuro da educação – que muitas vezes fica reduzido a pequenos círculos de especialistas – e democratizar essa conversa.
Não pretendemos trazer uma mensagem fechada, consolidada, mas uma discussão, para que as pessoas possam absorver conceitos e visões de grandes pensadores da área e compartilhar isso entre os seus pares.
Tivemos, ao longo de dois anos de pandemia mais intensa, um processo de experimentação muito diversificado ao redor do mundo quando falamos em ensino-aprendizagem. E isso nos trouxe bases para poder discutir a partir de agora o que funciona e o que não funciona.
O que entendemos é que voltar ao que era antes é impossível. Por isso, devemos aproveitar a experimentação forçada pela pandemia para debater e criar novos modelos práticos para que a educação se torne cada vez mais protagonista na formação da sociedade.
A proposta é que cada episódio possa ser visto como referência, como ponto de partida, pra um grande debate entre todos os interessados envolvidos no processo de ensino e aprendizagem no Brasil.
O primeiro episódio aborda o impacto da pandemia no teste de conceitos amplamente debatidos antes dela, o que aprendemos com isso e os grandes tópicos a se observar, como é o caso da experiência da aprendizagem do estudante.
Vamos falar muito sobre a adoção de tecnologias, abordando o tema de forma extensa – de coisas mais simples a um processo de metaverso, que vem sendo discutido mais recentemente.
Os modelos educacionais também terão bastante espaço. Não dá mais pra colocar sala de aula invertida como algo utópico ou separar educação a distância do formato presencial, ou, ainda, definir um modelo só presencial.
O mercado é outro assunto importante. No Brasil, a academia é muito distante do mercado. Temos um desafio agora, com a curricularização da extensão, de aproximação com o mundo do trabalho, com o processo de aprendizagem baseado em projetos. Inclusive, essa aprendizagem é um dos temas centrais de um dos episódios.
Enfim, procuramos debater os caminhos, os rumos que o mercado está tomando. Isso inclui as instituições de menor porte, que estão conseguindo se firmar dentro das suas regiões, passando por um processo de criar acordos com parceiros pra poder competir com os grandes players, até a educação informal, que vem ganhando bastante espaço e relevância.
Basicamente, buscamos grandes expoentes da educação que têm participado de eventos e debates em ciclos mais fechados.
O objetivo é expor as ideias deles e também aproximá-los da nossa realidade. Conhecer as pessoas por trás dos conceitos. Por meio do audiovisual conseguimos absorver a intensidade com que a ideia é colocada, o propósito de cada um desses autores.
Acho superimportante trazer uma visão internacional e multicultural da área. Entrevistamos pessoas nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Brasil obviamente, Canadá… São visões realmente muito amplas, diversificadas, a partir das quais conseguimos construir um debate nunca visto antes nesse formato no meio da educação.
Fazem parte da produção nomes como:
Por Renata Cardoso
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