

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
A Artmed está, pela segunda vez consecutiva, relacionada entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. O selo, que pertence à editora Grupo A, concorre com dois livros na categoria Medicina:
Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece as melhores obras nas áreas científicas, técnicas e profissionais.
Em 2024, na primeira edição, a Artmed venceu o primeiro lugar na categoria Medicina com o livro Autismo no Adulto, organizado por José Alberto Del Porto e Francisco B. Assumpção Jr. A obra Medicina Ambulatorial foi eleita Livro Acadêmico Clássico 2024.
Na 2ª edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico recebeu 2.004 inscrições. Os semifinalistas foram conhecidos na segunda-feira (7) durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE).
Para Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, o momento é de “parabenizar os semifinalistas, que conseguiram se destacar em suas respectivas áreas com obras relevantes publicadas em 2024”. “Estamos contentes com a consolidação de um novo Prêmio que destaca a produção acadêmica e científica no Brasil”, disse.
Publicado em parceria com a Editora dos Editores, a nova edição de Doenças infecciosas: visão integrada da patologia, da clínica e dos mecanismos patogênicos oferece uma visão multidisciplinar sobre infecções causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e ácaros. São 57 capítulos organizados em 7 seções, incluindo um sobre covid-19.
Escrito por especialistas brasileiros, o livro aborda agente causador, patologia, clínica, diagnóstico, tratamento e prevenção. Com mais de 550 infográficos, 3 mil imagens e 250 quadros-resumo, o conteúdo facilita a compreensão visual dos temas e é indicado para estudantes e profissionais da saúde.
Já o livro Psiquiatria intervencionista lança luz sobreprocedimentos técnicos avançados e em rápida expansão no segmento, incluindo estimulação cerebral e intervenções guiadas por neuroimagem.
A obra discute desde o surgimento das técnicas intervencionistas até suas aplicações clínicas mais recentes. Traz ainda propostas para a formação curricular de psiquiatras nessa nova vertente, abordando o uso terapêutico de anestésicos, cetamina e psicodélicos, além de dedicar capítulos à cirurgia psiquiátrica e às implicações neuroéticas desses tratamentos.
A próxima etapa Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 acontece no dia 22 de julho, às 12h, com a divulgação dos cinco finalistas de cada categoria.
Os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os autores vencedores recebem a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil; as editoras das obras premiadas também recebem a estatueta.
A lista completa dos semifinalistas e jurados pode ser consultada
aqui.
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE