Artmed chega à semifinal do Jabuti Acadêmico 2025 na categoria Medicina

Redação • 15 de julho de 2025

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Artmed está, pela segunda vez consecutiva, relacionada entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. O selo, que pertence à editora Grupo A, concorre com dois livros na categoria Medicina:



    Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece as melhores obras nas áreas científicas, técnicas e profissionais.


    Em 2024, na primeira edição, a Artmed venceu o primeiro lugar na categoria Medicina com o livro Autismo no Adulto, organizado por José Alberto Del Porto e Francisco B. Assumpção Jr. A obra Medicina Ambulatorial foi eleita Livro Acadêmico Clássico 2024.


    Na 2ª edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico recebeu 2.004 inscrições. Os semifinalistas foram conhecidos na segunda-feira (7) durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE).


    Para Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, o momento é de “parabenizar os semifinalistas, que conseguiram se destacar em suas respectivas áreas com obras relevantes publicadas em 2024”. “Estamos contentes com a consolidação de um novo Prêmio que destaca a produção acadêmica e científica no Brasil”, disse. 


    Sobre os livros semifinalistas


    Publicado em parceria com a Editora dos Editores, a nova edição de Doenças infecciosas: visão integrada da patologia, da clínica e dos mecanismos patogênicos oferece uma visão multidisciplinar sobre infecções causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e ácaros. São 57 capítulos organizados em 7 seções, incluindo um sobre covid-19.

    Escrito por especialistas brasileiros, o livro aborda agente causador, patologia, clínica, diagnóstico, tratamento e prevenção. Com mais de 550 infográficos, 3 mil imagens e 250 quadros-resumo, o conteúdo facilita a compreensão visual dos temas e é indicado para estudantes e profissionais da saúde.


    Já o livro Psiquiatria intervencionista lança luz sobreprocedimentos técnicos avançados e em rápida expansão no segmento, incluindo estimulação cerebral e intervenções guiadas por neuroimagem.

    A obra discute desde o surgimento das técnicas intervencionistas até suas aplicações clínicas mais recentes. Traz ainda propostas para a formação curricular de psiquiatras nessa nova vertente, abordando o uso terapêutico de anestésicos, cetamina e psicodélicos, além de dedicar capítulos à cirurgia psiquiátrica e às implicações neuroéticas desses tratamentos.


    Grande final do 2° Prêmio Jabuti Acadêmico


    Os cinco finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 foram anunciados no dia 22 de julho. Entre os destaques está Doenças infecciosas: visão integrada da patologia, da clínica e dos mecanismos patogênicos, finalista na categoria Medicina.


    A obra concorre com:

    • Medicina excessiva: suas causas e seus impactos (Labrador), de Guilherme Santiago;
    • O Paciente Cirúrgico de Alto Risco: condutas no perioperatório (Atheneu), de Armindo Jreige Júnior e colaboradores;
    • POCUS: point of care ultrasound em Medicina de Emergência (Editora dos Editores), organizado por Hélio Penna Guimarães e equipe;
    • Tratado de Medicina de Emergência Abramede (Manole), de Daniel Ujakow Correa Schubert e coautores.


    Os vencedores serão anunciados na cerimônia marcada para 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os autores premiados receberão a estatueta do Jabuti e R$ 5 mil; as editoras das obras vencedoras também serão agraciadas com a estatueta.


    Confira a lista completa de finalistas.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado