O papel do diagnóstico de mercado na captação de alunos

Renata Cardoso • 28 de março de 2022

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    Se você estivesse em um navio em mar aberto, precisaria saber qual rota seguir, onde há profundidade suficiente para navegar, os perigos do lugar e como chegar o mais rápido possível ao destino. A forma mais assertiva de cumprir essa missão é usando as tecnologias certas.

    No mercado das instituições de ensino superior (IES) não é diferente. Existe um mar de oportunidades, desafios e concorrências. Assim, é preciso contar com estratégias que guiem as ações dos gestores em direção ao sucesso.

    Para as IES, o mapa que aponta a melhor rota a seguir é o diagnóstico de mercado. Basicamente, trata-se de uma ferramenta que mostra aos gestores quais são as tendências de consumo do setor. Dessa maneira, a tomada de decisão é embasada em pesquisas que avaliam o cenário de atuação da instituição.

    A importância do diagnóstico de mercado

    O diagnóstico de mercado pode auxiliar as IES de diversas maneiras. Por exemplo, identificando melhor o público-alvo, conhecendo seus hábitos de consumo e quais aspectos são decisórios na hora de fechar uma matrícula.

    Com essas informações em mãos, as estratégias para captação de alunos se tornam mais eficazes. Além disso, o diagnóstico de mercado é importante para analisar o comportamento dos concorrentes, precificar produtos, serviços e posicionar-se no mercado, entendendo qual a real demanda e a penetração da IES.

    No artigo “ Planejamento estratégico na gestão educacional: uma ferramenta importante no processo decisório da instituição de ensino superior”, o doutor em administração educativa e gestor educacional, Valdir Alves de Godoy, e o professor da Universidade Paulista, Marcos Machado, reforçam que os gestores educacionais devem tratar o diagnóstico de mercado como uma ferramenta determinante para os resultados positivos da instituição.

    Segundo os autores, essa é uma das fases mais importantes do planejamento comercial. A análise aponta a situação atual da organização, levando em conta sua missão, princípios e a análise do ambiente em que estão inseridas suas competências competitivas.

    Para realizar um bom diagnóstico de mercado, visando a captação de alunos, é importante observar, entre outros, os seguintes pontos:

    • Quem são os concorrentes próximos e onde eles estão?
    • Qual o perfil do público-alvo e onde eles vivem?
    • Quais são os hábitos do público-alvo?
    • A localização da instituição influencia no seu crescimento?
    • Qual seria o lugar ideal para divulgar um curso?

    O que observar

    Apesar de proporcionar dados e informações vitais para reduzir as incertezas na tomada de decisão, o diagnóstico de mercado só trará resultados positivos caso os gestores estejam dispostos a fazer mudanças em suas estratégias comerciais, guiando-se pelos dados obtidos na pesquisa.

    Vale destacar que a estratégia precisa ser constantemente avaliada e reformulada. Afinal, seu processo de formulação e implementação é construído a partir de aspectos comerciais complexos e mutáveis, o que pode exigir desvios de rota.

    Por Renata Cardoso

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