

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Se você estivesse em um navio em mar aberto, precisaria saber qual rota seguir, onde há profundidade suficiente para navegar, os perigos do lugar e como chegar o mais rápido possível ao destino. A forma mais assertiva de cumprir essa missão é usando as tecnologias certas.
No mercado das instituições de ensino superior (IES) não é diferente. Existe um mar de oportunidades, desafios e concorrências. Assim, é preciso contar com estratégias que guiem as ações dos gestores em direção ao sucesso.
Para as IES, o mapa que aponta a melhor rota a seguir é o diagnóstico de mercado. Basicamente, trata-se de uma ferramenta que mostra aos gestores quais são as tendências de consumo do setor. Dessa maneira, a tomada de decisão é embasada em pesquisas que avaliam o cenário de atuação da instituição.
O diagnóstico de mercado pode auxiliar as IES de diversas maneiras. Por exemplo, identificando melhor o público-alvo, conhecendo seus hábitos de consumo e quais aspectos são decisórios na hora de fechar uma matrícula.
Com essas informações em mãos, as estratégias para captação de alunos se tornam mais eficazes. Além disso, o diagnóstico de mercado é importante para analisar o comportamento dos concorrentes, precificar produtos, serviços e posicionar-se no mercado, entendendo qual a real demanda e a penetração da IES.
No artigo “ Planejamento estratégico na gestão educacional: uma ferramenta importante no processo decisório da instituição de ensino superior”, o doutor em administração educativa e gestor educacional, Valdir Alves de Godoy, e o professor da Universidade Paulista, Marcos Machado, reforçam que os gestores educacionais devem tratar o diagnóstico de mercado como uma ferramenta determinante para os resultados positivos da instituição.
Segundo os autores, essa é uma das fases mais importantes do planejamento comercial. A análise aponta a situação atual da organização, levando em conta sua missão, princípios e a análise do ambiente em que estão inseridas suas competências competitivas.
Apesar de proporcionar dados e informações vitais para reduzir as incertezas na tomada de decisão, o diagnóstico de mercado só trará resultados positivos caso os gestores estejam dispostos a fazer mudanças em suas estratégias comerciais, guiando-se pelos dados obtidos na pesquisa.
Vale destacar que a estratégia precisa ser constantemente avaliada e reformulada. Afinal, seu processo de formulação e implementação é construído a partir de aspectos comerciais complexos e mutáveis, o que pode exigir desvios de rota.
Por Renata Cardoso
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE