Plataforma A lança solução completa para atender cursos de Direito

Redação • 6 de dezembro de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    A Plataforma A lançou , no fim de novembro, uma solução completa para atender aos cursos jurídicos: a Escola de Direito. O produto ataca em sete frentes, como conteúdo e núcleo de práticas jurídicas, para facilitar a implementação e reformulação das graduações em instituições de ensino superior (IES).

    A Escola de Direito chega ao mercado em um momento de transformação dos cursos da área. Em 2021, por exemplo, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram alteradas. O letramento digital e os conteúdos de Direito Digital se tornaram obrigatórios. Além disso, a prática jurídica remota foi normatizada.

    Paralelamente, a pandemia jogou os cursos presenciais para o ensino remoto. Na onda da educação a distância (EaD), o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) retomou as avaliações para credenciamento do Direito EaD, abrindo a possibilidade de as primeiras turmas na modalidade começarem as aulas em 2022.

    Antes, o aumento para 40% da carga horária EaD permitida em cursos presenciais também deu novos horizontes para o Direito. Por fim, vale destacar a curricularização da extensão , medida que força as IES a buscarem alternativas para conectar a graduação ao mercado de trabalho e às necessidades da comunidade.

    Conheça a escola de Direito

    Nesse cenário, a Escola de Direito responde a uma série de exigências que envolvem desde a expansão do EaD e do ensino híbrido até a atualização dos cursos jurídicos presenciais. Para apoiar as IES de ponta a ponta, a Plataforma A oferece em um único produto as seguintes soluções:

    • Matriz curricular inovadora: pode ser aplicada de forma integral ou complementar ao currículo atual da instituição. Parte do foco, nesse caso, está em adicionar camadas de conexão ao mercado de trabalho e implementar tecnologias, como os laboratórios virtuais, para que o aluno tenha contato com a prática jurídica desde o primeiro semestre.
    • Núcleo de práticas jurídicas: o núcleo de práticas jurídicas eletrônico (NPJ-e) permite ao professor distribuir tarefas em diversas áreas do Direito, desenvolvendo nos alunos todas as competências atreladas às DCNs. A ferramenta ainda entrega relatórios que medem a eficiência do aprendizado individual, viabilizando correções pedagógicas pontuais.
    • Escritório jurídico eletrônico: funciona como um escritório de advocacia real, onde os alunos encontram mais de 2 mil modelos de petições, conhecendo situações que eles encontrarão mais tarde na vida profissional. Integrada com todas as comarcas do Brasil, a plataforma permite a busca por casos reais no território nacional, o que qualifica o aluno para o mercado de trabalho.
    • Simulados da OAB: a Escola de Direito também conta com simulados online para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil. Utilizados sistematicamente durante o curso, os simulados preparam o aluno para o exame, melhoram os resultados da instituição e geram análises preditivas instantâneas para que professores e coordenadores identifiquem pontos fortes e fracos de cada aluno.
    • Lives e congressos online: consolidados na pós-graduação, os eventos geram networking e colocam o aluno em contato com o mercado de trabalho também na graduação. Na Escola de Direito, mensalmente, por cinco meses, os estudantes participam de uma live com figuras renomadas do setor e recebem um eBook e um certificado sobre o tema da vez. No sexto mês, um evento mais robusto promove entre quatro e cinco painéis, envolvendo, inclusive, docentes e gestores da IES.
    • Certificações intermediárias: trata-se de uma tendência na educação superior para 2022. A matriz curricular da Escola de Direito é estruturada para que, anualmente, o aluno receba uma certificação nas áreas do conhecimento cursadas até então. Assim, ele incrementa seu currículo e consegue buscar oportunidades profissionais antes mesmo de finalizar a graduação.
    • Conteúdos construídos a partir das DCNs: por fim, a solução da Plataforma A entrega conteúdos construídos a partir das DCNs dos cursos de Direito com o objetivo de cumprir todos os itens do instrumento avaliativo do Ministério da Educação (MEC). As trilhas de aprendizagem se valem de metodologias ativas para que o aluno saiba aplicar o conhecimento teórico na prática.

    “A Escola de Direito é uma solução inovadora para deixar a instituição preparada para disponibilizar o Direito EaD, alterar a matriz curricular para 40% a distância ou otimizar os cursos presenciais”, destaca o especialista de produto nas soluções de Direito da Plataforma A, Guilherme Hely.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado