

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Mais um semestre começou e muitas instituições de ensino se viram obrigadas a adiar mais uma vez o lançamento do projeto de pós-graduação EaD. Entre os principais motivos está a falta de tempo da área de pós/extensão para estruturar um programa que corresponda às altas expectativas do próprio time acadêmico. Também da direção da instituição e, principalmente, dos alunos.
A verdade é que as instituições se recusam a lançar um programa de pós-graduação EAD que não traga elementos de Lifelong Learning , sem forte e concreta conexão com o mercado e que não reflita a essência da instituição no modelo pedagógico. E elas estão corretíssimas nesse ponto.
Mais do que modismos do mercado, esses três pontos são diferenciais importantíssimos na pós-graduação lato sensu e estão diretamente conectados com as necessidades dos alunos, que buscam se aperfeiçoar e se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O entendimento de que o curso de pós-graduação EaD deve ser um instrumento de constante aperfeiçoamento dos estudantes, ao longo da vida, implica em estruturar um modelo que elimina a fronteira tradicional entre educação formal e educação não formal estimulando e facilitando a proatividade do aluno em buscar o desenvolvimento a partir de diversas experiências de aprendizagem.
Em termos práticos, isso significa projetar um currículo flexível, desenvolver um portfólio extenso, e, em muitos casos (muitos mesmo), contar com a agenda do time de TI para fazer as adaptações necessárias na plataforma de vendas/site da instituição, sistema acadêmico e ambiente virtual de aprendizagem.
Conectar o programa de pós de forma consistente com o mercado é outro desafio enorme. Para o aluno essa conexão representa acelerar, reiniciar ou fazer uma transição profissional. Sendo assim, é necessário preparar o aluno para entender sua carreira do ponto de vista imediatista ( o que eu devo fazer hoje para acelerar minha carreira? ) e ainda dar a ele uma visão de longo prazo ( que habilidades eu preciso para me manter ou me tornar desejado pelos empregadores? ).
Em resumo, o programa de pós-graduação EaD deve se tornar uma verdadeira plataforma de desenvolvimento pessoal e de carreira. Isto considerando as habilidades necessárias para o sucesso no mercado, responsabilidade social e atitude empreendedora.
Por fim, é fundamental que os estudantes reconheçam a qualidade educacional, refletida numa metodologia inovadora, num corpo docente bem preparado e conectado, em programas de alta qualidade e em serviços estudantis que atendem bem aos alunos.
Esse conjunto de atributos da oferta de pós-graduação EaD traz uma exigência de investimentos e uma complexidade diferente para o projeto de pós-graduação, mas também faz dele uma oportunidade de se criar um programa único, marcante e que traduza o dna da instituição.
Para tirar um projeto de pós-graduação complexo do papel, é fundamental que o time envolvido fomente um olhar de desenvolvimento de produto. Além disso, que tenha uma cultura positiva de parcerias .
O olhar de produtos vai ajudar a mapear e entender as oportunidades de mercado (levando em consideração as características locais e regionais). Também ajuda a desenhar a persona e a pensar em soluções que precisam ser integradas, desenvolvidas ou contratadas. Sempre com um olhar de experimentação, teste e correção.
Considerar a consolidação de parcerias pode ajudar a instituição a orquestrar parceiros de mercado (edtechs , startups e outras instituições) para construir um produto e ofertas únicos. A visão de parceria pode solucionar a questão de falta de tempo e recursos financeiros.
Considerando parcerias estratégicas, é possível, inclusive, criar ofertas que se caracterizam como novas linhas de receita. Elas permitem à instituição fazer investimentos apenas quando o projeto já estiver gerando receitas.
Forjar parcerias com as edtechs pode também solucionar de forma simples o complexo desafio da integração e flexibilização dos sistemas. Estes necessários para a oferta de um programa de pós-graduação EaD.
Por Ricardo Ponsirenas
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE